Pesquisador busca novas informações sobre fenômeno geológico no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Vulcões são vistos como uma realidade distante e dissociada no Brasil. No entanto, há milhões de anos, a região Nordeste do país foi marcada por atividades vulcânicas que deixaram traços notáveis na geografia dos estados do Ceará, Paraíba (PB) e Rio Grande do Norte (RN). Exemplo disso é o Pico do Cabugi, vulcão extinto situado às margens da BR-304, no território do município de Angicos. Com o objetivo de investigar esses elementos geológicos, o professor Zorano Souza, do Departamento de Geologia da UFRN (GEO/UFRN), vai até a China descobrir mais sobre o tema.

Aceito para um estágio pós-doutoral na Universidade de Geociências de Wuhan, o pesquisador será recebido pela Escola de Recursos da Terra da instituição chinesa, na qual irá investigar diversas ocorrências de corpos vulcânicos em múltiplas localidades. Amostras serão recolhidas entre a cidade de Macau, no litoral setentrional do Rio Grande do Norte,  onde se registra a ocorrência dessas estruturas geológicas, e os municípios de Boa Vista e Queimadas, no interior da Paraíba. 

Existem cerca de 100 a 150 ocorrências de vulcanismo conhecidas no Nordeste, principalmente nessa faixa entre o RN e a PB. Em 2022, o professor Marcos Nascimento, do Departamento de Geologia da UFRN, e o pesquisador João Marinho contaram um pouco dessa história geológica nordestina em um artigo para a Superinteressante. Como estes tipos de rochas vulcânicas (chamados de basalto) resultam de magmas com pouca explosividade, Zorano Souza acredita que os impactos causados não devem ter sido catastróficos, mas essa é uma particularidade que ele está buscando provar em sua pesquisa.

The post Pesquisador busca novas informações sobre fenômeno geológico no RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Coletivo Seridó surge com objetivo de unir talentos da região na produção de filmes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20230719-WA0242

A culminância desta edição do Curta Caicó será o lançamento dos nove filmes com os mestres e mestras da cultura popular durante a cerimônia de encerramento do festival. Após a exibição, os filmes serão distribuídos em festivais de todo o Brasil com o selo “Coletivo Seridó”.

A ideia de criar um coletivo para a produção de filmes locais surgiu durante o LAB RN, contando com o interesse dos selecionados para o laboratório e os realizadores que estão filmando e editando os filmes do festival.

“Pensamos na ideia de criar um coletivo para unir forças com as pessoas que tenham interesse em produzir filmes no Seridó. Esse nome, inclusive, já surge com a força da região que possui características empreendedoras por natureza além de ser cenário de expressões artísticas muito fortes e com reconhecimento nacional. E o Coletivo Seridó já surge forte com o lançamento dos nove filmes produzidos no LAB RN e os curtas realizados nas oficinas nas escolas”, ressaltou Raildon Lucena, diretor e idealizador do Curta Caicó.

O coletivo surge em meio às possibilidades de fomento de editais de incentivo como a Lei Paulo Gustavo, que terá um montante de 70% dos seus recursos para a produção audiovisual, além da Lei Aldir Blanc 2, que deverá ser lançado ainda em 2023. Segundo Diego Vale, que é produtor executivo do Curta Caicó, o Coletivo Seridó surge em um momento importante onde o segmento cultural está em momento de efervescência. “O Coletivo vai reunir talentos seridoenses na produção de histórias e narrativas para o Seridó”.

Os mestres homenageados no festival com seus respectivos realizadores são os seguintes: de Caicó: Magão Silva (filme de Júlio Oliveira), Mãe Elizama de Oxum (filme de Santana Taciana), Possidônio Silva (filme de Igor Gomes) e Lourdinha Medeiros (filme de Caru Fernandes); de São João do Sabugi: “Tutuca de América” (filme de Romualdo Calisto) e Geraldo Franklyn (filme de Espedito Victor); de Cruzeta: “Mestre Marcelino de Zé Limão” (filme de Catarina Calungueira); de Jardim do Seridó: Antônio Canuto “Motor” (filme de Julhin de Tia Lica) e de Jucurutu: Augusto Diniz (filme de Saulo Medeiros).

O 6º Curta Caicó é uma realização da Agência Referência, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo, além de apoio do Sistema Fecomercio RN, através do SESC RN.

Seridó se torna cenário da produção de 9 curtas-metragens com fomento do 6° Curta Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20230719-WA0245

Uma das missões do Curta Caicó é o fomento à produção e interiorização do audiovisual no estado do Rio Grande do Norte. E, desde a sua primeira edição, o festival vem conquistando a adesão de cineastas residentes em municípios seridoenses. Nesta sexta edição, o Curta Caicó também investe no incentivo à formação e surgimento de novos(as) realizadores(as) dessa região.

A Mostra Seridó é uma das vitrines para esse estímulo e, a cada ano, é perceptível o aumento tanto na quantidade de inscrições, com cerca de 130 filmes inscritos desde o primeiro ano do festival, como também na melhora da qualidade técnica e estética dessa produção.

Visando estimular ainda mais a produção de filmes no Seridó, o festival realizou o 2º LAB RN (Laboratório para Jovens Roteiristas), que selecionou nove jovens realizadores(as) da região para consultoria de argumentos inspirados em “Mestres e Mestras da Cultura Popular”. A iniciativa só foi possível graças ao apoio do “Edital Transformando Energia em Cultura” da Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, com recursos do Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo.

O LAB RN teve à frente da coordenação o renomado cineasta paraibano Torquato Joel que, juntamente com sua equipe de facilitadores, desenvolveu o tratamento dos argumentos e trouxe inspiração para desenvolvê-los em roteiros de curta-metragem.

Após essa etapa, os filmes passaram para a fase de produção, com as filmagens acontecendo nos meses de junho e julho nos municípios de Caicó, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Cruzeta e Jucurutu. Agora, os filmes partem para a etapa de montagem e pós-produção, com previsão de lançamento durante realização do 6º Curta Caicó, que será realizado entre os dias 03 e 08 de outubro.

Os(as) nove jovens beneficiados(as) vêm passando por todas as etapas necessárias à produção de um filme. Desde a elaboração do roteiro, acompanhamento das filmagens e agora da edição, contando com assistência técnica de profissionais da área em todo o processo.

Para a produção dos filmes, o festival utiliza mão de obra local, estimulando o trabalho e o crescimento econômico na cadeia da economia criativa regional. O projeto comunga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas, acreditando que o Seridó pode vir a se tornar um polo de produção audiovisual, tanto pela riqueza de suas narrativas e cenários, como pela qualidade dos profissionais que atuam na região.

banner-CDS-1

Seridó vive a expectativa de retomada com a Shein, destaca jornal Valor Econômico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O plano de nacionalização das peças de vestuário vendidas no Brasil levou a Shein ao sertão nordestino. Em parceria com a Coteminas, a chinesa vai produzir roupas de jeans e sarja no polo de Seridó, no Rio Grande do Norte, uma região com forte dependência da Guararapes — dona da Riachuelo —e que hoje trabalha com ociosidade de até 50% em algumas fábricas.

A ideia é que a unidade da Coteminas em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, faça o corte das peças. O jeans virá, principalmente, de fornecedores chineses, e também de empresas nacionais, como a Vicunha.

As confecções do Seridó ficarão com a parte de costura.

“A Shein pode ser a nossa tábua de salvação”, diz o empresário Ronaldo Lacerda, dono da confecção Cabugi, no município deTangará, que integra o polo. Desde o início do ano, ele já demitiu 20% do pessoal, acompanhando a redução da demanda pela Guararapes, sua única cliente. No momento, quase metade do maquinário está parado. Em junho, Lacerda encaminhou amostras de sua produção em jeans à China e o material foi aprovado. O empresário, no entanto

Governo estuda ação para autônomo participar do Minha Casa, Minha Vida

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo federal estuda medida para facilitar a comprovação da renda de trabalhadores autônomos visando permitir que eles acessem o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A informação foi revelada nesta quarta-feira (19) pelo ministro das Cidades, Jader Filho. Para integrar o programa habitacional, o trabalhador precisa comprovar a renda que recebe mensalmente. Porém, para quem é autônomo essa tarefa costuma ser mais complicada.

Catadores de materiais recicláveis, motoristas de aplicativos e vendedores ambulantes estão entre as categorias que podem ter dificuldade para comprovar rendimentos. No Brasil, estima-se que 38,8 milhões de pessoas estavam na informalidade em 2022, o que representava 39,6% da população economicamente ativa.

The post Governo estuda ação para autônomo participar do Minha Casa, Minha Vida first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Encontro das imagens, festa dos doces e abertura do pavilhão cultural marcarão quarta-feira da Festa de Sant’Ana de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Festa de Sant’Ana não foi aberta oficialmente, mas a quarta-feira (19) será marcada pelo Encontro das imagens peregrinas, que este ano passaram por mais de 300 residências, desde junho, realizando o tradicional novenário, além da imagem peregrina que visitou a zona rural.

Elas se juntarão, as 18 horas, no cruzamento das avenidas Coronel Martiniano e Seridó, com os grupos de peregrinos e ciclistas que partiram de Currais Novos e chegam hoje a Caicó.

A partir das 19h, uma missa campal na lateral da Catedral marcará o encerramento das peregrinações.

Também está na programação de hoje a Festa dos Doces. O evento que faz parte da programação social, acontece desde 2010, quando algumas avós se reuniram para deixar as suas delícias para serem comercializadas, representando a avó Sant’Ana que tem um carinho especial por todos os seus netos.

Ainda terá a abertura do Pavilhão Cultural com o Quarteto MPB que animará todos os peregrinos e turistas que já começaram a chegar para prestigiar toda a programação de uma das maiores festas sócio-religiosas do Rio Grande do Norte.

A programação é uma realização da paróquia de Sant’Ana de Caicó, com apoio da ACAF, projeto Letra e Música do SESC RN, Município de Caicó, Emprotur e Fundação José Augusto. Alem disso, conta com o Patrocínio do Café Santa Clara, Casa só Sertanejo,Del Raysa, Eletrocenter, MC Telecom, Ligzarb, Geração XXI, Slup Sorvetes, SeridoPlast, João Paulo Auto Pecas, Júnior Paulino e Vitakero.