Serviços do Detran voltam à normalidade após fim da greve dos servidores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) informou nesta quinta-feira (27) que todos os serviços oferecidos pelo Órgão foram retomados completamente após o fim da greve dos servidores.

Com isso, os serviços de vistoria veicular, abertura de processos, auditória, habilitação de condutores, clínica médica e psicológica, liberação de veículos apreendidos, operações semafóricas e sinalização viária, entre outros, estão ocorrendo dentro da normalidade.

O cidadão que precisa dos serviços oferecidos pelo Detran/RN pode realizar seu agendamento pelo Portal do Detran (https://portal.detran.rn.gov.br/), escolhendo o tipo de serviço, dia, horário para o atendimento e apresentando o comprovante de agendamento na portaria do Detran para ter acesso às dependências do Órgão

banner_seridopneus-770

Em meio a treinos, seleção feminina faz foto oficial da Copa do Mundo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A seleção feminina está em plena preparação para o seu segundo compromisso na Copa do Mundo, o duelo contra a França. E, em meio aos treinamentos, a equipe do Brasil encontrou tempo para fazer um importante registro nesta quinta-feira (27), a foto oficial da delegação que representa o país na competição disputada na Austrália e na Nova Zelândia. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), esta é a maior delegação de toda a história em competições femininas de futebol.

Além das 23 atletas, o grupo é composto por 37 profissionais entre presidência, comissão técnica e apoio. “Este é um grupo muito empenhado e comprometido com o trabalho dentro e fora de campo para que a seleção brasileira tenha o melhor desempenho possível na Copa do Mundo Feminina. Estar aqui e ver o empenho de todos os profissionais e atletas me dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

The post Em meio a treinos, seleção feminina faz foto oficial da Copa do Mundo first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mais de 22 mil quilombolas vivem no RN, aponta Censo do IBGE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte tem 22.384 quilombolas vivendo no território potiguar, segundo dados do Censo de 2022 divulgados nesta quinta-feira (27) pelo IBGE. Ao todo, as pessoas estão espalhadas por 53 cidades, o que representa cerca de 31% do total de 167 municípios potiguares.

Os dados são inéditos, já que foi a primeira vez que o Censo incluiu no questionário perguntas para identificar pessoas que se autodenominam quilombolas. Do total de quilombolas no RN, a maioria – 84% ou 18.939 pessoas – vivem fora de territórios quilombolas oficialmente delimitados. Já 3.445 (16%) vivem em territórios oficialmente delimitados.

The post Mais de 22 mil quilombolas vivem no RN, aponta Censo do IBGE first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Pesquisa reunirá dados sobre saúde mental de 3,5 mil pessoas LGBTI+

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Estudo piloto da pesquisa Smile, liderada pela Universidade Duke, dos Estados Unidos, que investiga a saúde mental de pessoas identificadas como minorias raciais e de gênero, gerou fundamentos para a segunda etapa de um trabalho que está em andamento. A coordenadora do estudo no Brasil é a professora Jaqueline Gomes de Jesus, vinculada ao Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O projeto piloto, realizado em 2017 em seis países (Brasil, Quênia, Vietnã, Índia, Camboja e El Salvador), atingiu 2 mil pessoas. A nova etapa, mais aprofundada, tem foco no Brasil, Quênia e Vietnã, em função de financiamento aprovado pelo governo norte-americano para apenas essas nações. A meta é obter a participação de 3,5 mil pessoas da população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/travestis e intersexo) em cada um dos três países. No Brasil, elas poderão responder a um questionário online disponível neste endereço.

A segunda etapa do estudo aprofunda o que foi pesquisado na primeira fase, disse nesta quinta-feira (27) Jaqueline Gomes de Jesus à Agência Brasil. Para a professora, a nova pesquisa dará “precisão gigantesca” às demandas em saúde e à intervenção em nível de políticas públicas.

The post Pesquisa reunirá dados sobre saúde mental de 3,5 mil pessoas LGBTI+ first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Estudo investiga piora nos indicadores do mercado de trabalho no semiárido durante pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No início de maio de 2023, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou “com grande esperança” o fim da emergência sanitária da covid-19. Porém, os impactos negativos causados pela pandemia deixaram marcas significativas, uma delas está presente no mercado de trabalho do Semiárido Setentrional (SS) do Nordeste brasileiro. A região, caracterizada pelo clima seco e árido, além de um grande volume populacional, enfrentou desafios econômicos crescentes desde 2015 e, posteriormente, com a chegada da pandemia em 2020.

O estudo conduzido por Rislene Kátia de Sousa, durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), teve como objetivo analisar as diferenças no mercado de trabalho do SS antes e durante a pandemia, levando em consideração as unidades da Federação que compõem a região. Para isso, a pesquisadora utilizou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-Contínua), referente ao 3º trimestre de 2019, 2020 e 2021 que captam o cenário pré-pandemia e os dois primeiros anos da crise sanitária.

The post Estudo investiga piora nos indicadores do mercado de trabalho no semiárido durante pandemia first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Geoparque Seridó participa de programação do Sesc Avenida Paulista

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Geoparque Seridó é destaque na programação do Sesc Avenida Paulista, com uma atividade que inclui vivência e bate-papo junto aos demais Geoparques Mundiais do Brasil. O evento, que leva o tema Geoparques no Brasil: Percorrendo Territórios Exuberantes, teve início nesta quarta-feira, 26 de julho, e acontecerá até o dia 30, no espaço de convivência do Sesc Avenida Paulista. 

Nesta edição, o evento apresenta informações e materiais geológicos a respeito dos geoparques brasileiros que fazem parte da lista global da Unesco, além de materiais como fósseis e rochas. Por meio de folhetos, vídeos e materiais gráficos, o público terá acesso a informações sobre a importância da preservação desse patrimônio natural, localizado nas regiões Sul e Nordeste do Brasil.

Na programação de quinta-feira, 27 de julho, acontece o bate-papo online Geoturismo no Brasil, às 19h, com transmissão no YouTube do Sesc. A atividade terá a participação da diretora executiva e turismóloga do Geoparque Seridó, Janaína Medeiros. Além dela, vão participar da mesa-redonda representantes de outros geoparques do país. O evento tem como mediadora Raquel Romão, fundadora do projeto GeoViver, que promove ações de conservação ambiental.

The post Geoparque Seridó participa de programação do Sesc Avenida Paulista first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Jornalistas Franceses visitaram Geoparque Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Seridó Geoparque Mundial da Unesco recebeu a visita de cinco jornalistas franceses nos dias 23 e 24 de julho, com o objetivo de divulgar o local na mídia europeia. A iniciativa é fruto de uma parceria para aumentar a visibilidade do Rio Grande do Norte, trazendo mais turistas internacionais para conhecer o estado.

Visitando o Geoparque, a equipe de jornalistas, em dois dias e uma pernoite, teve a oportunidade de conhecer pontos importantes da região, como os geossítios Mina Brejuí, Currais Novos, Xique-Xique, Carnaúba dos Dantas, Gargalheiras, Acari, Serra Verde e Cerro Corá.

Os jornalistas são Elodie Carole Lecadieu, Enora Titaua Marie, Gilbert Albert Lugassy, Monique Dupont e Jean-Philippe Noel. Todos trabalham com conteúdo turístico, indicando destinos, hotéis, acomodações, atrações, restaurantes e falando de suas experiências em cada lugar que visitam.

Eles também estiveram presentes em Cerro Corá, na Pousada Colina dos Flamboyants, pernoitaram e visitaram geossítios e a tradicional Casa Grande.

banner_seridopneus-770

Para quilombolas, Censo 2022 fortalece a reivindicação por direitos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A divulgação dos dados do Censo Demográfico 2022 referente aos quilombolas nesta quinta-feira (27) é celebrada por lideranças de diferentes organizações e entidades. A expectativa é de que o levantamento contribua para retirar essas populações da invisibilidade e fortaleça reivindicações por garantia de direitos e acesso a políticas públicas. No entanto, ao mesmo tempo em que classificam o momento como “histórico”, essas organizações apontam questões que precisam ser melhoradas em futuros levantamentos.

Esta foi a primeira vez que um Censo Demográfico contabilizou a população quilombola. Segundo os dados, são 1.327.802 de quilombolas no país, o que corresponde a 0,65% da população brasileira. Os resultados também mostram que essa população está distribuída por 1.696 municípios.

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) considera a divulgação deste recorte do Censo uma conquista do movimento quilombola. “Estamos muito felizes de vencermos essa etapa. Esperamos reconhecimento em todas as esferas, tanto municipal, como estadual, como federal. Diante de um dado oficial, esperamos que os diversos órgãos nos reconheçam e nos deem acesso às políticas públicas”, disse José Alex Borges, coordenador executivo da Conaq.

The post Para quilombolas, Censo 2022 fortalece a reivindicação por direitos first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Brasil teve queda de 7,4% na produção científica entre 2022 e 2021

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A produção brasileira de artigos científicos apresentou decréscimo de 7,4% em 2022, na comparação com ano anterior. Essa é a primeira queda na produção brasileira desde 1996, quando os dados começaram a ser tabulados. Dentre os países analisados, Brasil e Ucrânia foram os países que mais perderam produção científica na comparação 2022-2021.  

As informações são do relatório da Elsevier-Bori 2022: um ano de queda na produção científica para 23 países, inclusive o Brasil, divulgado esta semana pela Agência Bori. A pesquisa analisou dados de 51 países que publicaram mais de 10 mil artigos científicos em 2021, e mostrou as variações acorridas em relação ao ano seguinte. Nessa comparação, 23 países experimentaram decréscimo no número de artigos publicados.  

O resultado mostrou que 2022 se tornou o ano com a maior quantidade de países que perderam produção científica desde 1997. O recorde anterior ocorreu em 2002, quando 20 países observaram queda no número de artigos científicos publicados em relação ao ano anterior (2001).     

The post Brasil teve queda de 7,4% na produção científica entre 2022 e 2021 first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Programa Cisternas será retomado, com investimento de R$ 562 milhões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou nesta quinta-feira (27) a retomada do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas). Com acordos firmados e editais lançados, o investimento em 2023 será de mais de R$ 562 milhões, beneficiando 60 mil famílias.

Foram lançados dois editais para a contratação de cisternas de consumo e produção de alimentos no Semiárido e para a contratação de sistemas individuais e comunitários de acesso à água na Amazônia. Somadas, as chamadas públicas disponibilizarão R$ 500 milhões para a construção das tecnologias.

Também foi assinado um aditivo ao acordo de cooperação técnica (ACT) entre o MDS, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que permite retomar a parceria para a construção de cisternas no Semiárido. A iniciativa também associa a implantação das tecnologias a repasses financeiros e assistência técnica às famílias de produtores agrícolas de baixa renda pelo Programa Fomento Rural. Serão investidos pelo governo federal R$ 46,44 milhões.

The post Programa Cisternas será retomado, com investimento de R$ 562 milhões first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Governo investe mais de R$ 1 mi em espaços culturais de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Casa de Cultura Caico

Em meio à maior celebração do ano na região que é a Festa de Sant’Ana, a cultura de Caicó está recebendo dois importantes investimentos do Governo do Estado. A Casa de Cultura Popular “Sobrado do Padre Brito Guerra” e o Centro Cultural Adjuto Dias passam por reformas, que juntas ultrapassam R$ R$ 1 milhão.

A Casa de Cultura Popular “Sobrado do Padre Brito Guerra”, administrada pela FJA, é um prédio histórico, construído em 1811. O local recebeu R$ 473 mil em investimentos, que incluem uma reforma de instalações elétricas e hidráulicas, banheiros, substituição do piso de madeira e da cobertura e pintura, além da instalação de um café-bar.

O espaço conta com exposições e atividades culturais especiais durante os dias de celebração à Sant’Ana. Na visita, a governadora foi recebida por artistas da região, que fizeram uma roda de cantoria e repente, e descerrou a placa representando a reinauguração da Casa de Cultura.

Já o Centro Cultural Adjuto Dias passa por uma intervenção ao longo deste ano, com obras na cobertura, forro de plateia, iluminação, piso de palco, climatização e pintura interna, além de recuperação das poltronas, do piso da plateia, esquadrias, instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias. O investimento total do Governo no espaço de cultura é de R$ 650 mil.

Também participaram das visitas o vice-governador Walter Alves, a senadora Zenaide Maia, os deputados estaduais Francisco Medeiros e Terezinha Maia, as secretárias de Estado Lyane Ramalho (Saúde), Socorro Batista (Educação) e Olga Aguiar (Direitos Humanos) e o secretário Gustavo Coelho (Infraestrutura), a diretora-presidente da Agência de Fomento do RN Márcia Maia, o superintendente regional do Ministério da Saúde Jalmir Simões, prefeitos, vereadores e demais autoridades do Governo e da região.

Governadora autoriza início da reforma de mais duas escolas estaduais, e melhorias na casa do estudante, em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

“É uma alegria estar aqui anunciando investimentos que vão trazer benefícios importantes para os estudantes e professores de Caicó e região do Seridó, queremos melhorar cada vez mais a infraestrutura das nossas escolas.”, diz Fátima Bezerra ao assinar as Ordens de Serviço que darão início às reformas das escolas estaduais Zuza Januário e Dom José Adelino, localizadas em Caicó-RN.

A reforma da escola estadual Zuza Januário faz parte do pacote de 60 unidades de ensino a serem reformadas com investimento do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). O valor da obra é de mais de R$ 616 mil reais. A escola possui 196 estudantes e 20 professores.

Já a reforma da escola estadual Dom José Adelino faz parte do cronograma de obras da SEEC e contará com um investimento de mais de R$ 483 mil reais. A escola conta com 319 estudantes e 30 professores.

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, anunciou investimentos também nas escolas estaduais Antônio Aladim e Dinarte Mariz.

Além das obras de recuperação estrutural e do recebimento de aparelhos de ar-condicionado, ambas as escolas receberão os equipamentos para a instalação de internet banda larga dentro da ação do programa Geração Conectada.

O Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) tem como carro chefe a construção dos 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) em diversos municípios do estado do Rio Grande do Norte, mas o programa é ainda mais amplo. Entre várias outras ações estruturantes, está também a entrega de novos laboratórios de informática e equipamentos, bem como a conexão de internet em escolas da rede estadual, através dos cabeamentos da Infovia Potiguar.

A entrega de banda larga nas escolas é um investimento da ordem de R$ 62,5 milhões e prevê a implantação em todas as unidades escolares. Esse eixo do PNEP é chamado de Geração Conectada, um eixo pedagógico com foco na inovação.

Durante a solenidade também foram entregues chromebooks para as escolas que dispõem de ensino técnico profissionalizante pertencentes à 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura.

Cada escola receberá 33 unidades de chromebooks totalizando um carrinho laboratório por unidade de ensino. Ao término desta entrega a essas unidades, serão distribuídos 198 chromebooks, representando um investimento médio de R$ 544 mil.

Serão beneficiadas as escolas estaduais:

– Caicó: escola estadual Calpurnia Amorim e Centro Educacional José Augusto;

– Jardim do Seridó: Centro de Educação Felinto Elisio;

– Jucurutu: escola estadual Newman Queiroz;

– Ouro Branco: escola estadual Manoel Correia;

– Serra Negra do Norte: escola estadual Professora Leomar Batista.

Casa do Estudante de Caicó

Durante a solenidade também foi realizada a assinatura de Convênio com a Casa do Estudante de Caicó – CEC. A assinatura do termo permitirá a realização de uma reforma na unidade.

“É um convênio grandioso, é uma grande inovação por parte do governo, olhando para os estudantes do ensino superior”, diz Socorro Batista, lembrando que já havia sido realizado um serviço emergencial na Casa do Estudante.

Além das obras para manutenção das instalações físicas, no valor total de mais de R$ 172 mil reais, o convênio também visa a aquisição de alimentos, material de limpeza para a higienização dos espaços e material de expediente para o bom funcionamento da Instituição durante um ano, no valor global de R$ 620 mil, oriundos da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). O convênio tem vigência de um ano, até agosto de 2024.

A obra contempla a manutenção das instalações físicas com substituição do piso e revestimentos, reforma geral dos banheiros, instalações hidráulicas, forro de gesso, substituição de portas e pintura.

Criada há 63 anos, em 1960, a Casa do Estudante de Caicó atende estudantes de várias regiões do estado e de outros estados e tem capacidade para 50 alunos.

Jucurutu fica entre as dez salas do empreendedor com mais atendimentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma instalação municipal tem revolucionado o cenário socioeconômico de Jucurutu. Em recente avaliação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), verificou-se que a Sala do Empreendedor do município, oportunizada via Secretaria de Assistência Social, absorve uma volumosa demanda no Estado, favorecendo o crescimento comercial.

E, por aparecer na relação de maiores números de atendimentos no Rio Grande do Norte, a cidade ganhou a oportunidade de participar do Transformar Juntos, organizado pelo Sebrae em Brasília, nos dias 02, 03 e 04 de agosto, momento em que se discutirá a respeito de compras públicas e simplificação voltadas para os micros e pequenos negócios.

No evento que reunirá gestores, lideranças, agentes de desenvolvimento e parceiros estratégicos, será o agente local Anderson Lima a representar Jucurutu. “Os empreendedores têm acesso a muitas coisas que eles não tinham antes”, disse o chefe da Gestão do Trabalho, à frente do espaço.

Acerca dos serviços oferecidos, Anderson elencou as inscrições de CNPJ, entregas de crédito, viabilizações de consultorias, capacitações, emissões de comprovantes e declarações, e prestação de informações.

RN abre 2,4 mil postos de trabalho em junho e tem melhor resultado do ano, aponta Caged

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte abriu 2.474 postos de emprego no último mês de junho. É o que aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que teve novos dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo governo federal.

Ao todo, o estado teve 18.460 carteiras de trabalho assinadas no mês e 15.986 demissões registradas, resultado no saldo positivo.

Esse representa o melhor resultado do ano no estado. Em relação ao mesmo período de 2022, houve uma queda de 36% – em junho do ano passado foram criados 3.871 empregos formais.

O resultado é o cálculo do número de contratações com carteira assinada em relação ao número de demissões.

Esse é o terceiro mês seguido que o estado fecha com saldo positivo. Em maio, foram 1.722 postos de trabalho abertos e em abril, 1747. Janeiro e março foram meses negativos.

Festa de Sant’Ana: grande Baile da Festa será a sensação dessa sexta-feira em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

Um dos destaques da programação da Festa de Sant’Ana de Caicó 2023 é a retomada da realização do Baile da Festa pela Paróquia. O Baile acontece nessa sexta-feira (28), a partir das 22 horas, no Cellebre Recepções.

A festa terá a animação da Banda Feras e da Orquestra Super Oara, além de serviço de buffet com entradas, pratos quentes durante toda a noite.

Para adquiri a mesa para a festa os interessados deverão entrar em contato com Graça Brito pelo (84)9.9962-6834 ou procurar a Secretaria Paroquial.

Cheio de charme, o evento celebra os 200 anos da imagem de Sant’Ana e os 275 anos da Paróquia de Sant’Ana de Caicó.