Baile retoma tradição da última sexta de Festa de Sant’Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20230729-WA0120

É tradicional das festas de padroeiro no Seridó a realização de um baile elegante, com pessoas bem vestidas e animação de uma banda baile. São alguns exemplos as festas de Acari, Currais Novos, Florânia e Parelhas.

Até a década de 60, em Caicó, o Baile da Festa marcava o encerramento da Festa de Sant’Ana. Depois, a tradição teve continuidade com o Baile dos Coroas, realizado pelo Atlético Clube Corintians, e, mais recente, pelo Baile do Diamante, até vir a pandemia e a programação parar de acontecer.

Neste ano em que a Paróquia de Sant’Ana completa 275 anos, os padres Jerônimo Batista e Gleiber Dantas decidiram festejar a data retomando a realização do Baile.

O evento aconteceu nessa sexta-feira (28), no Cellebre Recepções, em Caicó, contando com animação de Elaque Amaral e Orquestra Super Oara e Banda Feras.

Essa foi a única programação privada promovida pela Paróquia. A programação gratuita do Pavilhão de Sant’Ana aconteceu normalmente na noite da sexta, contando com as atrações Renato Marinho e Gustavo Concentino & Blue Mountain.

IMG-20230729-WA0119

banner_seridopneus-770

Padre Gleiber lança hoje seu primeiro livro: Na Rede com Vovó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20230729-WA0118

O padre caicoense que viralizou na internet ao realizar leilões se balançando em uma rede, durante a pandemia, agora lançará seu primeiro livro. E o título é sugestivo: “Na Rede com Vovó”. A publicação de padre Gleiber Dantas de Melo traz crônicas que ele escreveu em 2020.

“No primeiro ano da pandemia da COVID-19, passei o mês de julho com os avós Joaquim e Ana. Neste livro, relato, em pequenas crônicas, escritas em prosa poética e histórica, o que ouvi na casa de todos os netos e o que perguntei, na rede com Vovó, a ela”, destaca o autor.

O lançamento do livro será neste sábado (29), no Pavilhão Cultural, após a última novena da Festa de Sant’Ana. A publicação será comercializada pelo valor simbólico de R$ 20,00 e toda a renda obtida será revertida para a Paróquia de Sant’Ana de Caicó.

A programação cultural é uma realização da Paróquia de Sant’Ana de Caicó, com apoio da ACAF, projeto Letra e Música do SESC RN, Município de Caicó, Emprotur e Fundação José Augusto. Além disso, conta com o Patrocínio do Café Santa Clara, Casa do Sertanejo,Del Raysa, Eletrocenter, MC Telecom TIM, Ligzarb Supermercado, Geração XXI, Slup Sorvetes, Seridó Plast, João Paulo Auto Pecas, Armazém Paulino e Massas Vitakero.

banner_seridopneus-770

Joãozinho Dantas e Altemar Martins fazem show nesse sábado no Pavilhão de Sant’Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

Este último sábado de Festa de Sant’Ana de Caicó contará com dois grandes shows no Pavilhão Cultural: Joãozinho Dantas (ex-Circuito Musical) e Altemar Martns (ex-Banda Feras). O palco montado ao lado da Catedral tem programação diária com shows gratuitos, iniciando as 21 horas, com transmissão ao vivo da TV Kurtição.

A expectativa é que seja mais uma noite de grande público no Pavilhão. O repertório envolverá principalmente rock e jovem guarda, lembrando os tempos de banda baile dos dois músicos. Além do tradicional barracão de comidas, o Pavilhão de Sant’Ana conta com sorveteria, bar, restaurante e espaço kids, proporcionando melhor acomodação para o público. No espaço, as mesas e cadeiras são disponibilizadas gratuitamente.

A programação cultural é uma realização da Paróquia de Sant’Ana de Caicó, com apoio da ACAF, projeto Letra e Música do SESC RN, Município de Caicó, Emprotur e Fundação José Augusto. Além disso, conta com o Patrocínio do Café Santa Clara, Casa do Sertanejo, Del Raysa, Eletrocenter, MC Telecom TIM, Ligzarb Supermercado, Geração XXI, Slup Sorvetes, Seridó Plast, João Paulo Auto Pecas, Armazém Paulino e Massas Vitakero.

Trapiá Semente inicia as oficinas de Direção de Arte, seguidas da oficina de Dramaturgia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

O Projeto Trapiá Semente prossegue nos municípios do Seridó desenvolvendo oficinas para formação de grupos de teatro na região.

De 31 de julho a 11 de agosto acontecem as Oficinas de Direção de Arte com Custódio Jacinto e de 15 de agosto a 29 de setembro, são as oficinas de Dramaturgia com Lourival Andrade, ambos da Trapiá Cia Teatral.

De 31 de julho a 04 de agosto são as primeiras oficinas de Direção de Arte, sendo Ouro Branco em 31/7, Santana do Seridó 01/08, São José do Seridó 02/08, São Fernando 03/08 e Ipueira dia 04/08.

“A Direção de Arte envolve a elaboração de todo aspecto visual do teatro. Tudo que está no palco deve ser executado dentro de uma visão, de uma estética. Então, trabalho a direção de arte com cenografia, figurino, adereços, e sobre a iluminação, como complemento da cenografia” explica Custódio Jacinto, da Oficina Direção de Arte.

As Oficinas de Dramaturgia com Lourival Andrade iniciam dia 15 de agosto sendo três aulas em cada cidade, com duração de 3horas/cada: Santana do Seridó, 15/08, 19/09 e 21/09; São Fernando 16, 29 e 31 de agosto; São José do Seridó 17/08, 13 e 14 de setembro; Ouro Branco, 27, 28 e 29 de setembro e Ipueira, 23/08, 06 e 08/09.

O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo e iniciativa do Edital Transformando Energia em Cultura do Instituto Neoenergia com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais, e Conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes.