A Receita Federal realizou uma operação nesta quarta-feira (2) que resultou na apreensão de duas toneladas de mercadorias falsificadas e descaminhadas – que entraram no país de forma irregular – em comércios e depósitos localizados no centro de Mossoró.
Entre as mercadorias apreendidas, predominavam roupas, bolsas, sapatos e materiais eletrônicos, que totalizaram um valor estimado de R$ 2 milhões. A ação fiscalizou 23 alvos como parte do esforço para combater o comércio ilegal e proteger a indústria brasileira.
O chefe da Divisão de Vigilância e Repressão, Gustavo Medeiros, alertou sobre os perigos dos produtos falsificados para a saúde do consumidor, pois muitas vezes não seguem as especificações técnicas de fabricação, higiene e segurança.
Vários escritórios de advocacia que representam as marcas que tiveram produtos falsificados prestaram apoio operacional e jurídico durante a operação.
Denominada de Operação Ruptura, o nome da ação faz referência ao significado de Mossoró em tupi-guarani, que representa corte, erosão ou ruptura. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal em sua fiscalização.