III Harmonizando experiência Festival vai reunir apaixonados por cachaças em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20240308-WA0224

No próximo dia 16 de março, a partir das 20h, o Olimpo Recepções vai receber a terceira edição do Harmonizando Experience Festival. Com expectativa de reunir dezenas de expositores das várias regiões do país, o evento se tornou ponto de encontro para o público especializado e apaixonado por uma boa cachaça. Para isso, a organização do evento preparou uma grande estrutura que vai contar com produtores de cachaças, que vão desde as tradicionais, até as do tipo premium e extra premium; profissionais especializados na área produtora da bebida e atrações musicais que vão embalar, o primeiro forró do ano!

O evento que já entrou para o calendário da capital potiguar, também faz parte do calendário de eventos nacionais e internacionais da ANPAQ (Associação Nacional de Cachaça de Alambique) o que deve reunir mais de 1.200 pessoas, nessa terceira edição. Vamos proporcionar uma verdadeira experiência de sabores com nossa bebida genuinamente brasileira.

“O Harmonizando Experience Festival surgiu com o propósito de divulgar e valorizar a bebida que tipicamente nossa, brasileira! Além de mostrar que o Rio Grande do Norte tem uma produção de excelência e de alta qualidade. O evento reúne apaixonados pela cachaça, mas também proporciona uma troca de experiências e a oportunidade de conhecer as novidades, além de proporcionar o fechamento de novos negócios”, destacou Amanda Silva, sommelier de Cachaça e organizadora do festival.

No palco do evento, a música será de altíssima qualidade com o cantor Vicente Nery, Airton Souza e a dupla Sirano e Sirino. Os ingressos podem ser adquiridos através do site OUTGO – https://outgo.com.br/o-primeiro-forro-do-ano-harmonizando e para quem quer buscar maiores informações, basta entrar em contato através do WhatsApp (84) 99984.4919.

banner_seridopneus-770

Gvernadora cumpre agenda em três municípios do Seridó, neste sábado (09)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A governadora Fátima Bezerra estará no Seridó, neste sábado (9), onde visita obras de construção do trecho 4-Norte da Adutora Seridó, à margem da BR-226 entre Currais Novos e São Vicente. Também será feita visita à Barragem Oiticica, em Jucurutu, e ao IERN no município de Jardim de Piranhas.

Em Currais Novos, às 9h30, visita às obras da Adutora do Seridó, em Currais Novos.

Em Jucurutu, às 12h30, visita às obras da barragem de Oiticica;

E às 16h, em Jardim de Piranhas, a governadora visita a obra do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN).

banner_seridopneus-770

Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas terão abastecimento retomado no início da noite deste sábado (9)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caern está trabalhando para reativar o abastecimento das cidades de Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas. O conjunto motobomba que envia água para as duas cidades apresentou problema e passará por serviço.

A previsão é que o abastecimento seja retomado para as duas cidades durante à noite de sábado (9). Após religar o sistema, Jardim do Seridó terá normalização do abastecimento em até 96 horas e Carnaúba em até 48 horas.

Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Luan Santana e Alok: Mossoró Cidade Junina divulga atrações para edição 2024

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

mossoro1

A prefeitura de Mossoró divulgou nesta quarta-feira (6) a programação do Mossoró Cidade Junina 2024, uma das festas mais tradicionais de São João do Nordeste.

Em 2024, o Mossoró Cidade Junina vai começar no dia 1º de junho, com o Pingo da Mei Dia, e vai até o dia 29 de junho, com o Boca da Noite.

Entre festejos tradicionais do evento, foi confirmado também mais uma edição da apresentação da Chuva de Bala no País de Mossoró.

A divulgação oficial do Mossoró Cidade Junina aconteceu na noite desta quarta-feira (6) em um hotel da cidade e contou com apresentações de grupos de dança e de música, além da presença de artistas, poetas e políticos.

Veja a programação:

  • 1º de junho (Pingo da Mei Dia): Bell Marques, Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon
  • 6 de junho: Nattan, À Vontade (Zezo, Luan Estilizado e Raí Saia Rodada) e Flávio José
  • 7 de junho: Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Bonde do Brasil
  • 8 de junho: Henry Freitas, Jonas Esticado e Mano Walter
  • 13 de junho: Limão com Mel, Calcinha Preta e Taty Girl
  • 14 de junho: Raynel Guedes, Xand Avião e Felipe Amorim
  • 15 de junho: Eric Land e Murilo Huff
  • 19 de junho: Gusttavo Lima e Vitor Fernandes
  • 20 de junho: Jorge e Mateus, Ávine Vinny e Rey Vaqueiro
  • 21 de junho: Bruno e Marrone, Simone Mendes e Raphaela Santos
  • 22 de junho: Leonardo, Zé Cantor e Michele Andrade
  • 27 de junho: Seu Desejo, Luan Santana e Mari Fernandez
  • 28 de junho: Gustavo Mioto, Alok e Núzio Medeiros
  • 29 de junho: Léo Santana
banner-CDS-1

RN gasta quase 57% das receitas com folha salarial e lidera lista de estados acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo do Rio Grande do Norte gastou 56,94% das suas receitas em 2023 com pagamento de pessoal e encabeçou a lista de estados que extrapolaram o limite de 49% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os dados são do Relatório de Gestão Fiscal do Tesouro Nacional sobre as despesas dos estados e do Distrito Federal no terceiro quadrimestre de 2023, publicado nesta quarta-feira (6).

Atrás do Rio Grande do Norte, outros estados que também extrapolaram o limite foram Minas Gerais (51,37%) e Roraima (49,28%).

banner_seridopneus-770

TCE nega recurso do governo do RN e mantém prazo sobre aposentadoria de servidores públicos não concursados até abril

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) negou, em julgamento nesta quinta-feira (7), o recurso do governo do Rio Grande do Norte e manteve o entendimento sobre a adoção do dia 25 de abril como data-limite para que servidores não concursados se aposentem nas previdências próprias do Estado.

A Corte de Contas reforçou no julgamento que o prazo está em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão dos conselheiros na sessão foi unânime.

A decisão é para aqueles servidores contratados que tiveram a estabilidade garantida após a Constituição de 1988.

Nesta semana, o ministro Nunes Marques, do STF, também negou recurso do governo do RN e manteve o prazo para aposentadoria até 25 de abril. O governo do RN recorreu novamente.

Número de mulheres com CNH no RN cresceu 65,7% em 10 anos, revela Detran

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O número de mulheres habilitadas a conduzir veículo automotor no estado do Rio Grande do Norte cresceu 65,7% no período de 10 anos (2013 a 2022). O dado é registrado numa pesquisa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) por meio do Setor Pedagógico da Controladoria Regional de Trânsito.

As informações coletados mostram que em 2013 o Estado contabilizava 179 mil condutoras, e em 2022 esse número subiu para 297 mil mulheres habilitadas. No período (2013-2022), 118 mil condutoras passaram a ter habilitação, correspondendo a cada ano uma ampliação média de 11.800 novas mulheres com CNH inseridas no sistema de Habilitação do Detran.

Outro ponto diagnosticado na pesquisa é que o número de mulheres condutoras não somente cresceu em relação ao próprio gênero, mas também em comparação ao número de homens habilitados. Nessa situação, as mulheres ampliaram a participação em mais 2%, já que em 2013 o RN tinha 28% de mulheres habilitadas e 72% de homens, e em 2022 a participação feminina subiu para 30% e a masculina caiu para 70%.

De acordo com o pedagogo do Detran e autor da pesquisa, Jacob de Oliveira, os dados confirmam o avanço das mulheres em autonomia e no campo financeiro. “Em uma realidade historicamente marcada pela presença majoritária do homem, os dados indicam uma crescente inserção da mulher na prática da condução veicular pela autonomia que as mulheres vêm conquistando, pela melhora na condição de trabalho e financeira, e também, pela realidade da mulher como chefe de família, assumindo as responsabilidades de gerenciar a casa”, comentou.

Outra informação que chama a atenção é no tocante às mulheres com mais de 60 anos que dispõem de habilitação. Nesse caso, o crescimento foi de 136%, saindo de 14.638 condutoras, em 2013, para 34.549, no ano de 2022. Essa ampliação também se configurou em relação a proporção de mulheres habilitadas, já que em 2013 a faixa de mais de 60 anos correspondia a 8,15% do total de mulheres habilitadas no RN, e em 2022 passou para 11,6%. “Entre outros fatores, os números indicam que as mulheres nessa faixa etária estão mais ativas e com expectativa de vida maior”, explicou Jacob.

Os números analisados na pesquisa foram coletados pelo Setor de Estatística do Detran/RN e estão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

banner_seridopneus-770

Moto com queixa de furto em São Paulo é recupera pela PM em Jardim do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na manhã desta quinta-feira (07), em meio a execução da Operação Força Total em Jardim do Seridó (RN), durante uma abordagem, a equipe da 2ª CPM, identificou uma motocicleta Honda 150cc com placa de Jandira (SP). Após uma verificação nos sistemas, constatou-se que o veículo tinha queixa de furto/roubo.

Os policiais procederam com a apreensão imediata do veículo e a detenção do condutor.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícias Civil.

Deputado Adjuto Dias demonstrou sua preocupação com a situação das escolas estaduais em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Deputado Estadual Adjuto Dias, demonstrou sua preocupação com a situação das escolas estaduais em Caicó, que enfrentam sérios problemas estruturais. Em seu pronunciamento, o parlamentar expressou sua preocupação com as condições das instalações físicas estruturais, que estão prejudicando significativamente o desenvolvimento do ano letivo para alunos e professores.

O deputado ressaltou que as condições inadequadas das escolas representam mais um desafio significativo para a qualidade da educação na região. “É preciso que o Governo do Estado priorize os investimentos na manutenção e nas obras de infraestrutura das escolas, para que seja garantido um ambiente seguro e propício para o aprendizado”, acrescentou.

Adjuto Dias informou ainda que, além dos requerimentos já submetidos ao Governo do Estado, nos próximos dias realizará visitas in-loco para verificar se já estão sendo tomadas as medidas necessárias para a resolução de tais problemas.

Imposto de Renda 2024: entrega deve ser feita até 31 de maio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Receita Federal anunciou, nesta quarta-feira (6), as regras para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2024, referente ao ano-base 2023.

A expectativa é que 43 milhões de contribuintes acertem as contas com o Fisco neste ano.

O acesso ao download dos programas IRPF 2024 e à declaração pré-preenchida será liberado a partir do dia 15 de março. A data limite para a entrega é 31 de maio.

Dentre as principais novidades, está a atualização dos limites de obrigatoriedade para entrega da declaração. Para rendimentos tributáveis, subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90.

Esse limite não era alterado desde 2015. São rendimentos tributáveis o salário, aposentadoria, aluguel. Ou seja, que recebeu mais que os R$ 30.639,90 tem que apresentar a declaração do imposto de renda.

Também mudou o teto para rendimentos isentos e não tributáveis, passando de R$ 40 mil para R$ 200 mil. O limite de obrigatoriedade para declaração de bens foi outro parâmetro alterado. Agora, quem tem propriedades acima de R$ 800 mil reais precisa declarar. Antes, esse teto era de R$ 300 mil.

Outra novidade para 2024 é a ampliação da oferta, agora acessível para 75% dos declarantes. É um recurso que reduz as chances de erros e o risco de cair na malha fina, e ainda agiliza o processo de preenchimento.

A declaração pré-preenchida funciona para quem conta prata ou ouro na plataforma gov.br.

E o calendário de pagamento da restituição, distribuído em cinco lotes, começa em 31 de maio e vai até 30 de setembro

Sangria de Oiticica leva recarga para maior reservatório de água do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

OITICICA-HDDDD-1024x576

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta semana, indica que a barragem de Oiticica, ainda em obras, mas que já retém 78 milhões de m³, completou 100% da sua capacidade atual. As águas da sangria de Oiticica seguem para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Vale ressaltar que o volume acumulado atualmente, representa apenas 13% da capacidade total do reservatório, quando estiver com a sua estrutura completa, que será de 598 milhões de metros cúbicos.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.288.400.000 m³, percentualmente, 53,68% da sua capacidade total, que é de 2.373,07 bilhões de m³. No relatório divulgado no dia 15 de fevereiro, o manancial estava com 1.230,56 bilhão de m³, equivalentes a 51,86% da sua capacidade total.

Na região Seridó, o açude Dourado, em Currais Novos, continua recebendo recarga e acumula 5.334.632 m³, percentualmente, 51,68% da sua capacidade total, que é de 10.321.600 m³. Em meados de fevereiro, o manancial estava com 278.918 m³, correspondentes a 2,71% da sua capacidade total.

Localizado em Acari, o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, também vem recebendo recarga e acumula 2.966.519 m³, equivalentes a 6,67% da sua capacidade total, que é de 44.421.480,38 m³. No comparativo, o manancial estava com 626.813 m³, no dia 15 de fevereiro.