Ronnie Lessa detalha assassinato de Marielle em novos depoimentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ex-policial militar Ronnie Lessa, réu confesso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, detalhou, em novos depoimentos de delação premiada, a execução do crime, no Rio de Janeiro, em 2018. 

Os depoimentos foram divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro Alexandre de Moraes retirar o sigilo das oitivas que ainda não tinham sido divulgadas. 

Em um dos depoimentos prestados no ano passado aos investigadores da Polícia Federal (PF), Lessa disse que testou a submetralhadora usada no crime para verificar se o silenciador da arma estava funcionando.  Os disparos foram feitos em terreno de área dominada por uma milícia. A arma foi jogada em um córrego da região após o assassinato. 

“Eu posicionei a metralhadora, engatilhei e disparei. Fiz esse disparo com uma rajada curta.  Acredito que uns cinco ou seis tiros, no máximo, tenham sido disparados. Esses projeteis estão alojados na terra”, afirmou. 

O ex-policial também informou que monitorou por três meses a rotina da vereadora e teve dificuldades iniciais para realizar o homicídio. Segundo Lessa, Marielle foi seguida até um bar, local que, segundo ele, era de difícil acesso, assim como sua residência.

“Essas tratativas [em] que nós não conseguimos lograr êxito, levaram a gente a procurar outros meios. Nós tínhamos a informação de um bar que ela frequentava, nós conseguimos localizar esse bar, que é na Praça da Bandeira, ali próximo, só que também [era] outro lugar de difícil. Era uma missão que se tornou difícil”, disse. 

Em outro depoimento, Lessa afirmou que receberia um loteamento em troca da execução de Marielle. Segundo ele, a promessa foi feita pelo ex-policial Edmilson Macalé, que atuava em conjunto com Robson Calixto, o Peixão, outro investigado pela suposta ligação com os irmãos Brazão. Macalé foi assassinado em 2021. 

“A proposta era matar a vereadora Marielle, e a proposta era que nós ganharíamos um loteamento, eram dois loteamentos em questão, um seria deles, dos mandantes”, afirmou. 

The post Ronnie Lessa detalha assassinato de Marielle em novos depoimentos first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Maria da Penha entra em programa de proteção do Ceará

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A ativista do direito das mulheres Maria da Penha Maia Fernandes foi incluída, nesta sexta-feira (7), no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) do governo do Ceará. O pedido de proteção especial à Maria da Penha foi feito pessoalmente pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, na última segunda-feira (3), em visita a Fortaleza.

Maria da Penha é símbolo de luta e dá nome à principal lei brasileira que coíbe atos de violência doméstica e familiar contra a mulher e estipula punição aos agressores. Antes da Lei 11.340/2006, este tipo de violência era tratado como crime de menor potencial ofensivo.

A notícia de inclusão no Programa de Proteção cearense foi dada pelo governador Elmano de Freitas, na rede social X. Ele diz que tomou conhecimento das ameaças sofridas pela ativista Maria da Penha por grupos de comunidades digitais que disseminam ódio contra as mulheres. O governador classificou as ameaças como “ações repugnantes e inadmissíveis”

The post Maria da Penha entra em programa de proteção do Ceará first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Moraes autoriza transferência de Lessa e retira sigilo de delação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (7) a transferência do ex-policial militar Ronnie Lessa para o presídio de Tremembé, em São Paulo. Lessa está preso em um presídio federal em Campo Grande.

Na mesma decisão, o ministro autorizou a retirada do sigilo de dois anexos da delação de Lessa, réu confesso pela execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. 

Lessa é um dos delatores do caso Marielle e apontou, em seu depoimento, os irmãos Brazão como os mandantes do assassinato. Segundo ele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e Chiquinho Brazão, deputado federal (União-RJ), atuaram como mandantes do homicídio da vereadora. 

The post Moraes autoriza transferência de Lessa e retira sigilo de delação first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Lei institui sistema de operação do projeto de integração do Rio São Francisco com bacias do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou nesta sexta-feira (7), a lei nº 11.799, que institui o Sistema Estadual de Operação e Manutenção do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com as bacias hidrográficas do Estado. Além de favorecer a administração das reservas locais e a distribuição de água bruta interligadas ao programa, a norma visa auxiliar a manutenção e operação da infraestrutura hídrica da União repassada à gestão estadual. As informações foram publicadas por meio do Diário Oficial (DOE).

Pela lei, estão entre os objetivos do sistema monitorar os volumes e as vazões nos sistemas estaduais de reserva e distribuição de água bruta interligados ao PISF, promover práticas que incentivem o uso eficiente e racional de água e elaborar estudos e projetos voltadas à distribuição de água aduzida pelo PISF. A iniciativa deve, ainda, atuar alinhada às determinações da Agência Nacional de Águas (ANA), relativas ao programa de integração.

A obra do PISF, conhecido como “transposição do Rio São Francisco”, está em curso desde 2007 e abrange a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, quatro túneis, nove subestações de energia elétrica em alta tensão e 270 quilômetros de linhas de transmissão.

O Eixo Leste do projeto passa por Pernambuco e Paraíba, enquanto o Eixo Norte pode atender municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Uma vez finalizado, a proposta é levar a água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em 390 municípios, além de beneficiar 294 comunidades rurais às margens dos canais.

Ao todo, compõem o Sistema Estadual de Operação e Manutenção do PISF o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH/RN). Ambos órgãos, por meio da iniciativa, estão responsáveis por apresentar à Operadora Federal o Plano Operacional Anual do Estado (POA/RN) e a respectiva previsão de demanda mensal de água para o próximo ano operativo, até a data definida pela ANA.

banner_seridopneus-770

Com Banda Grafith, Bruno Martins e Gianni, Forrodrilha acontecerá neste fim de semana em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Neste fim de semana a grande pedida será o Forrodrilha em Caicó. Serão três dias de evento com concentração saindo na sexta e sábado em frente ao Arco do Triunfo a partir das 21h e no domingo às 18h.

Na sua 3ª edição, este ano os cantores Gianinni, Banda Grafith e Bruno Martins farão a animação da galera que vai acompanhar o pranchão do Bloco Cangurú, fazendo um São João diferente e repleto de muita alegria e descontração.

O evento é uma realização da Associação do Bloco Canguru, Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo da Fundação José Augusto, Prefeitura de Caicó. Conta com o patrocínio da Ligzarb, Seridó Plast e Dontblack.

banner_seridopneus-770

Caern retoma abastecimento de parte de Jardim de Piranhas neste sábado (8)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caern trabalha no conserto de equipamento do sistema de água que abastece parte da cidade de Jardim de Piranhas, afetando os seguintes bairros: Novo Jardim, José Henrique, Floresta, Parque das Luzes e as parte Altas do Centro e Santa Cecília.

O problema foi identificado na tarde desta sexta-feira (7), e a previsão é de que o serviço seja concluído até o final da tarde de sábado (8), com normalização para todas as áreas em até 72 horas.

banner_seridopneus-770

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Jucurutu por descumprimento de medida protetiva

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da 51ª Delegacia de Polícia Civil, Municipal de Jucurutu, deram cumprimento nesta sexta-feira (07), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 29 anos, por descumprimento de medida protetiva. A ação aconteceu no município de Jucurutu.

O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Polícias Civis e Militar prendem homem em flagrante por crime de tráfico de drogas em São Fernando (RN)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da 47ª Delegacia de Polícia de Jardim de Piranhas, em ação conjunta com a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) e com policias do Destacamento de São Fernando, onde ocorreu a ação, prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (07), um homem, de 24 anos, pelo crime de tráfico de drogas.

Segundo informações, as equipes já haviam recebido denúncias sobre a existência de uma “boca de fumo” em uma residência localizada no centro da cidade. Durante a investigação, os policiais presenciaram a comercialização de drogas ilícitas, agiram rapidamente e conseguiram capturar o suspeito em flagrante. Na residência foram encontradas 170 balinhas de maconha prontas para venda, além de outras porções da mesma droga, cocaína, uma balança de precisão e dinheiro fracionado.

O homem preso foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

banner_seridopneus-770

“Operação Oikos”: Polícia Civil desarticula família do tráfico e prende seis pessoas em Currais Novos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da 92ª Delegacia de Polícia deflagraram nesta quinta-feira (06), a “Operação Oikos”, no município de Currais Novos (RN). A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão contra uma família envolvida no crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Seis pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido.

Durante as diligências, a Polícia Civil apreendeu drogas, arma de fogo, grande quantidade de dinheiro fracionado, aparelhos celulares e uma motocicleta.

Oikos, do grego família/casa, decorre de uma investigação preliminar que apura tráfico e associação para o tráfico comandada por uma família na Av. Getúlio Vargas, no município de Currais Novos.

A 92ª DP de Currais Novos contou com o apoio da 93ª Delegacia de Acari, da 51ª Delegacia de Jucurutu, da 94ª Delegacia de Florânia, da 46ª Delegacia de Caicó, da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Caicó), do Núcleo Operacional com Cães (NOC/PCRN) e do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC).

Os presos, três mulheres e três homens, foram conduzidos para o sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça. Já o adolescente foi apreendido e também fica à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Capacitismo: Cartilha da Assembleia Legislativa explica termos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Você sabe o que é capacitismo? Conhece as práticas mais comuns no dia a dia e como evitá-las? Muita gente não conhece. O capacitismo é uma forma de preconceito praticada contra as pessoas com deficiência.

Foi pensando nisso que a Assembleia Legislativa, através da nova campanha, lançou uma cartilha estimulando atitudes que favoreçam ampliação da acessibilidade e da inclusão.

A campanha de combate ao Capacitismo será lançada na próxima quarta-feira (12), às 9h, no auditório da Casa e a cartilha já está disponível no site da Assembleia e pode ser acessada através do QR code.

O capacitismo é uma forma de preconceito ainda pouco debatida na sociedade e, mesmo assim, muito comum. Muitas vezes, o capacitismo aparece disfarçado, acionado pela repetição de um senso comum e, por isso, tende a não ser percebido e questionado. Em outros casos, quando o capacitismo é óbvio e visível, mostra o quanto esse preconceito ainda é naturalizado como se fosse aceitável ou inevitável.

Ao longo dos últimos anos, a Assembleia Legislativa tem atuado de maneira ativa na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Além das discussões sobre o tema, o Legislativo tem apresentado leis que buscam atenuar os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência. São mais de 60 leis feitas pelos deputados estaduais.

O ativista potiguar e influenciador digital com mais de meio milhão de seguidores, Ivan Baron, protagoniza a campanha, que terá peças publicitárias em diferentes meios de comunicação. Ao lado dele, os gêmeos Ângelo e Augusto, também potiguares e que vivenciam os desafios das pessoas com deficiência.