RN instala 1º Centro de Operações para combate à dengue do Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com o objetivo de antecipar e intensificar as ações de combate à dengue no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) instalou, nesta quinta-feira (16), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para dengue e outras arboviroses. Assim, o RN é o 1º estado do Brasil a instalar um centro, que reúne representantes de diversos órgãos públicos do Governo do Estado e também a níveis municipal e federal.

A reunião de abertura do COE foi realizada na sede da Sesap, no Centro de Natal. Durante o encontro, os participantes alinharam as primeiras ações conjuntas, com atenção inicial para a diminuição dos focos de reprodução do Aedes aegypti nos 30 municípios prioritários identificados pela Saúde. De acordo com o plano de contingência para as arboviroses, o RN encontra-se em nível de alerta, com possibilidade de entrar em situação de epidemia caso registre um aumento expressivo de casos ou confirme algum caso de óbito. Até o fim da tarde dessa quinta-feira não havia registro de internação por dengue no estado.

“No período epidêmico do ano passado montamos uma estratégia que foi bem sucedida, com apenas dois óbitos apesar do alto número de casos, e agora queremos repetir. Agora, de forma ainda mais antecipada, visto que o COE de 2024 foi aberto apenas em março”, pontuou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, que coordenou a reunião.

A confirmação de que o RN está liderando o processo a nível nacional foi dada pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, através de mensagem enviada ao superintendente ministerial no RN, Jalmir Simões, durante a reunião do COE potiguar, que agora junta-se ao COE do ministério, aberto no dia 9 de janeiro.

A partir desse momento, a Sesap e os demais membros do COE passam a coordenar ações conjuntas, que vão desde a limpeza em prédios e áreas públicas, campanhas de conscientização e articulação para ampliação do atendimento à população potiguar nos 167 municípios.

Helicóptero cai com 4 pessoas a bordo; criança é resgatada viva, seus pais morreram no acidente

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um helicóptero caiu na noite da quinta-feira (16) em uma área de mata fechada na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo. Uma criança de 12 anos e 3 adultos estavam a bordo.

Equipes resgataram o piloto, Edenilson de Oliveira Costa, e a criança com vida. Um homem e uma mulher, identificados como pais da criança, foram encontrados mortos.

A aeronave havia decolado de Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com destino à cidade de Americana, no interior do Estado. O helicóptero, modelo EC 130 B4 e matrícula PR-WVT, foi fabricado pela Eurocopter France. Ele pertence à C & F Administração de Aeronaves LTDA, empresa de André Feldman e Paulo José Converso.

Atuam na operação equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, dois helicópteros Águia da Polícia Militar e um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira).

A FAB informou que investigadores do Seripa IV (Qa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para investigar a ocorrência.

Na ação inicial, serão coletados dados e verificados os danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

banner_seridopneus-770

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão e prende suspeito por tráfico de drogas em São João do Sabugi

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da 48ª Delegacia de Polícia (DP) de São João do Sabugi cumpriram, na última quarta-feira (15), mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão em flagrante de um homem, suspeito de envolvimento com tráfico de drogas e corrupção de menores no município de São João do Sabugi.

De acordo com as investigações, o suspeito fazia parte de uma associação criminosa atuante na região. Após uma denúncia anônima, equipes policiais realizaram diligências na residência do homem, onde ele foi encontrado acompanhado de um comparsa.

Durante a ação, foram apreendidos 62 papelotes e 12 tabletes de maconha, dois tabletes de haxixe, um papelote de cocaína, três frascos de “loló”, duas balanças de precisão e diversos materiais utilizados para embalar drogas. Em um segundo endereço vinculado ao suspeito, mais drogas fracionadas e uma terceira balança de precisão foram localizadas.

Além disso, um menor de idade, também investigado, conseguiu fugir durante a operação e está sendo procurado. O homem preso em flagrante foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A ação contou com o apoio das 46ª DP de Caicó, 47ª DP de Jardim de Piranhas, e das equipes da Polícia Militar de São João do Sabugi e Ipueira. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

The post Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão e prende suspeito por tráfico de drogas em São João do Sabugi first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770