O melhor do artesanato e da cultura potiguar ao alcance das suas mãos, neste mês de janeiro, com a realização da Feira Internacional de Artesanato – FIART em sua 30ª edição. O evento vai acontecer de 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com participação de mais de 800 artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, distribuídos em 240 estandes. Toda a programação do evento promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural mais que especial, dentro do Festival FIART Cultural.
Durante o lançamento, nesta quinta-feira (16), no Espaço Neuma Leão, a imprensa e convidados, como autoridades, patrocinadores e expositores ficarão por dentro da programação e das novidades da 30ª edição. “A FIART é um evento que completa três décadas de realização. Além de atrair um grande público, com expectativa para este ano de mais de 50 mil pessoas, o evento gera 1.100 empregos diretos e indiretos”, comemora Neiwaldo Guedes, coordenador geral do evento.
Importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, o diferencial da FIART está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa. Entre as novidades para 30ª edição, está um museu, uma loja conceito, desfile de moda e a participação de seis países e 16 estados, dentro do PAB, Programa do Artesanato Brasileiro. A abertura oficial da feira terá um show nacional, com atração que será divulgada durante o lançamento.
Outro diferencial é o Festival Fiart Cultural, dedicado a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para “estar onde o povo está” e também para salvaguardar nossas tradições. O Festival busca organizar uma programação para ser um palco para a maior diversidade das expressões da cultura popular, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas.
Assim, o Festival busca cumprir a missão de fruir as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com o hoje. Quem chega ao palco do Festival FIART Cultural se depara com uma grande festa popular. De um lado possibilita o acesso do público a um número significativo de produções artísticas do RN nas mais diversas linguagens e a cultura popular e do outro um palco para a expressão da sua identidade cultural potiguar. A edição 2025 acolherá mais de 1000 (mil) artistas e brincantes e espera um público diário de aproximadamente 3 mil, chegando a 30 mil nos dez dias de evento.
O Festival FIART Cultural terá mais uma vez em sua programação a Batalha de Breaking. A dança urbana tem grande adesão da juventude e o Breaking é uma expressão de destaque na Grande Natal. O objetivo de garantir espaço para a força da cultura popular que nasce espontaneamente nas periferias, tornando-se uma oportunidade para que o público conheça e reconheça as habilidades destes jovens.
A FIART é organizada pela Espacial Eventos, com realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa, do Ministério da Cultura, e da Empresa de Pequeno Porte, e Governo Federal.
A programação geral do Festival Fiart Cultural conta com as Leis Rouanet e Programa Djalma Maranhão e é organizado e produzido pela Mapa Realizações Culturais.