Trump manda retirar sigilo de documentos sobre os assassinatos de John F. Kennedy e Martin Luther King

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para retirar o sigilo de documentos sobre os assassinatos do presidente John F. Kennedy, do senador Robert F. Kennedy e do ativista Martin Luther King Jr., nesta quinta-feira (23).

Um dia antes de tomar posse como presidente, Trump prometeu retirar o sigilo sobre os documentos que envolvem as investigações dos assassinatos. Nesta quinta-feira, a Casa Branca anunciou que todos os arquivos em posse do governo serão revelados.

“Muitas pessoas esperavam isso por anos, por décadas. Tudo será revelado”, disse o presidente ao assinar a ordem. Ele pediu para que a caneta usada seja entregue a Robert F. Kennedy Jr., filho de Robert F. Kennedy e sobrinho e John F. Kennedy.

No primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump já havia prometido a retirada do sigilo dos documentos. Alguns arquivos sobre a morte de JFK chegaram a ser liberados.

Naquela época, no entanto, Trump acabou cedendo a pressões da CIA e do FBI para manter o sigilo dos demais arquivos, já que envolvem questões de segurança nacional.

Na ordem executiva assinada nesta quinta-feira, a Casa Branca explica que os arquivos que não foram liberados durante o primeiro mandato de Trump passaram por reavaliações constantes. O objetivo seria identificar possíveis danos à defesa ou à inteligência do país em caso de publicação.

The post Trump manda retirar sigilo de documentos sobre os assassinatos de John F. Kennedy e Martin Luther King first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Decreto de Trump suspenso pela Justiça atingia filhos de imigrantes e turistas, e poderia afetar brasileiros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Justiça dos EUA suspendeu, nesta quinta-feira (23) a ordem executiva de Donald Trump que acabava com o direito à cidadania para filhos de imigrantes ilegais e turistas nascidos no país. Graças à 14ª emenda da Constituição dos EUA, quando imigrantes em situação ilegal têm um filho em solo americano, a criança ganha cidadania americana automaticamente. A mesma coisa acontece quando a mãe viaja aos Estados Unidos com um visto temporário, como o visto de turista. Se a criança nascer durante o período da viagem, ganha cidadania também. Celebridades já fizeram isso.

Trump quer acabar com esse direito e assinou uma ordem executiva para isso. Um juiz, no entanto, considerou essa medida inconstitucional.

Após o decreto, grupos civis e procuradores-gerais de 22 estados governados por democratas entraram com ações judiciais. O argumento é que a ordem de Trump viola a 14ª Emenda da Constituição, que estabelece que qualquer pessoa nascida nos Estados Unidos é cidadã. Uma das ações foi analisada pelo juiz John Coughenour, em tribunal de Seattle, que resolveu suspender a medida. O magistrado chamou a ordem de Trump de “flagrantemente inconstitucional”.

The post Decreto de Trump suspenso pela Justiça atingia filhos de imigrantes e turistas, e poderia afetar brasileiros first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Alunos do CDS são selecionados para USP

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Estudantes do Seridó potiguar estão entre os aprovados para cursarem na Universidade de São Paulo, a USP, uma das mais concorridas de todo o país. Alunos do Colégio Diocesano Seridoense, Aécio Cássio selecionado para o curso de Educomunicação e Eduardo Pereira, por sua vez, fará o curso de Física. Está não é a primeira vez que alunos do CDS são selecionados para cursarem na USP.

O Colégio Diocesano Seridoense é referência em todo o Rio Grande do Norte pela qualidade de ensino e preparação de seus alunos para conquistarem o melhor para suas vidas. “O colégio Diocesano Seridoense é uma escola que busca ofertar a excelência na qualidade em educação, uma tradição de aprovação, que prepara seus alunos para atingirem o melhor de cada um, essa é a diferença do CDS”, frisou Padre Costa, que neste ano completa 10 anos a frente da direção do Colégio.

The post Alunos do CDS são selecionados para USP first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Criminosos roubam carga de café na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Criminosos roubaram um caminhão carregado de café na manhã desta quinta-feira (23). O crime aconteceu em Extremoz, na Região Metropolitana de Natal. O motorista do veículo foi transportado junto.

De acordo com as informações confirmadas pela reportagem da TV Tropical, os bandidos fugiram em direção a Nísia Floresta e deixaram a vítima lá. Em seguida, eles colocaram uma carga de café em uma casa.

Na fuga com o caminhão, os bandidos atolaram o veículo e decidiram fugir. A Polícia Militar, por meio do Ciopar, encontrou o caminhão e, pouco depois, encontrou o café dentro de uma casa. Segundo as informações, a carga está avaliada em cerca de R$ 200 mil.

banner_seridopneus-770

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente planeja ações para 2025

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caicó iniciou suas atividades de 2025 com a realização da primeira reunião ordinária do ano, marcando o começo do planejamento e das ações do Conselho ao longo deste ano. O encontro foi essencial para discutir questões fundamentais para o funcionamento do CMDCA e o andamento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência no município.

Um dos principais pontos abordados foi a recomposição do CMDCA, devido ao início de uma nova gestão. A reunião discutiu a inclusão de novos membros e a definição das responsabilidades para assegurar a continuidade dos projetos e o fortalecimento das ações em defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Caicó.

Outro tema importante foi a definição do calendário de reuniões para 2025, com o objetivo de organizar as datas e planejar as ações do Conselho ao longo do ano. A aprovação do calendário permitirá o acompanhamento constante das políticas públicas e a criação de novas iniciativas voltadas ao bem-estar da população infantojuvenil da cidade.

Além disso, o CMDCA fez a análise e deliberação sobre a solicitação de inscrição do Centro Educacional Dom Bosco (CEDB). O Centro pediu a formalização de sua inscrição junto ao Conselho, uma medida que visa garantir que a instituição siga os padrões e procedimentos necessários para o atendimento adequado às crianças e adolescentes.

Por fim, a reunião tratou de assuntos gerais de interesse do Conselho, abordando temas diversos relacionados aos direitos das crianças e adolescentes, com ênfase em estratégias para a implementação e o aprimoramento das políticas públicas voltadas a esse público.

Com o início das atividades em 2025, o CMDCA de Caicó reforça seu compromisso em promover e proteger os direitos da criança e do adolescente, alinhando suas ações às necessidades da comunidade e garantindo um ambiente seguro e acolhedor para as futuras gerações.

1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente e Urgência Climática do Seridó foi realizada em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quinta-feira (23), em Caicó, aconteceu a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente e Urgência Climática do Seridó, um momento importante para toda a sociedade.

“Emergência climática: o desafio da transformação ecológica – Terras potiguares, vozes pelo planeta” é o tema do evento que busca reforçar a necessidade de um debate amplo com a participação ativa da sociedade civil.

O objetivo é levantar propostas sobre a Emergência Climática e subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

A realização é da Federação dos Municípios do RN (Femurn), em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e do Instituto de Gestão das Águas (Igarn).