Curta-metragem lagoanovense conquista quatro prêmios e está disponível gratuitamente no YouTube

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O curta-metragem Olho em Perfeito Silêncio para as Estrelas, uma adaptação do conto homônimo de Wescley Gama, tem se destacado no cenário audiovisual. Dirigido por Dynho Silva e produzido em parceria com o Centro Municipal de Ensino e Educação no Campo Nazaré Xavier de Góis, o filme une literatura e cinema em uma narrativa envolvente, agora reconhecida em importantes festivais.

Em dezembro de 2024, a obra foi premiada como Melhor Filme na Mostra Potiguar do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa e recebeu dois prêmios na Mostra UnP de Cinema Potiguar: Melhor Curta de Ficção e Melhor Ator para Jebson Franciélio. Além disso, conquistou o Prêmio de Melhor Fotografia no Festival Corre Cinema, mostra competitiva nacional voltada ao cinema interiorano, realizada no Rio Grande do Sul.

Essas conquistas reforçam o crescimento do audiovisual de Lagoa Nova, que, apesar de ser uma cidade pequena, tem se mostrado um ambiente fértil para a produção cinematográfica. A iniciativa evidencia que, com incentivo e força de vontade, boas histórias podem ser contadas e reconhecidas, independentemente do lugar.

Promotora Uliana Lemos destaca plano de proteção para crianças e adolescentes no Carnaval de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A promotora de Justiça Uliana Lemos avaliou positivamente o planejamento do município de Caicó para garantir a proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval. Em reunião, ela destacou a participação expressiva da comunidade e a apresentação do plano de trabalho envolvendo turismo, saúde e assistência social.

A estrutura montada inclui polos estratégicos para acolher menores em situação de risco, contando com o suporte do Conselho Tutelar, psicólogos, pedagogos e atendimento médico. A promotora ressaltou que a crescente dimensão do Carnaval exige organização e medidas preventivas para evitar casos de violência, crianças perdidas ou em situação de vulnerabilidade.

Com a implementação desses pontos de apoio e um planejamento eficiente, espera-se oferecer um acolhimento seguro e de qualidade para a população durante a festividade.

banner_seridopneus-770

Justiça estabelece normas para permanência de crianças e adolescentes em eventos de carnaval em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A 1ª Vara da Comarca de Caicó publicou a Portaria nº 001/2025, que disciplina o acesso e a permanência de crianças e adolescentes nos festejos carnavalescos de rua no município da região do Seridó, em 2025. O documento foi assinado pela juíza Andrea Cabral Antas Câmara.

Com base no art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o normativo considera como criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade incompletos.

Acesso aos eventos carnavalescos de rua, camarotes e estabelecimentos comerciais

Para participar de festas no corredor da folia, desfiles de bloco, camarotes, arquibancadas ou similares, as crianças devem estar acompanhadas por seus pais ou responsável legal, além de parentes até 3º grau, como avós, bisavós, tios e irmãos, desde que estes sejam maiores de idade e capazes. Tanto a criança quanto o responsável devem portar seu respectivo documento oficial que comprove o vínculo de parentesco.

Mesmo acompanhada dos responsáveis, é proibida a presença de crianças em cima de paredões de som, reboques de sonorização ou afins sem estrutura para comportar pessoas.

Para os adolescentes, caberá aos pais e responsáveis decidirem sobre a participação ou não nos festejos carnavalescos. Caso as autoridades identifiquem situação de risco pessoal ou social, o que inclui: uso de bebida alcoólica ou de produtos que possam causar dependência, violência sexual, física, entre outras situações, o menor de idade será encaminhado ao Ponto de Apoio do Município para providências necessárias ou entregue ao pai, mãe e responsável legal, mediante termo de entrega, responsabilidade e compromisso de participar de audiências e reuniões marcadas pelo Judiciário Potiguar.

banner_seridopneus-770

Técnico do IGARN avalia parede do açude em Carnaúba dos Dantas e faz alertas à população

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O coordenador de operação e manutenção de obras hidráulicas do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), que esteve no município de Carnaúba dos Dantas nesta terça-feira (11) para avaliar a estrutura da parede do açude na comunidade Monte Alegre.

Durante a entrevista, o técnico destacou que, apesar de não haver risco iminente de rompimento, a estrutura necessita de uma manutenção detalhada.