Trilha da Raposa no Ceres: conexão com a Natureza e aprendizado ambiental

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Trilha da Raposa, localizada no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Ceres) da UFRN, desempenha um papel fundamental na educação ambiental, especialmente para as crianças de diversas escolas da região. Rafael Ícaro, estudante de Geografia e voluntário da trilha, destaca a importância desse espaço natural, que vai além de ser apenas uma caminhada. Para ele, a trilha proporciona uma imersão única na caatinga, quebrando estereótipos sobre a vegetação e mostrando sua biodiversidade, incluindo plantas e fauna.

“É uma oportunidade para as crianças se integrarem com a natureza, aprenderem sobre a riqueza da caatinga e, ao mesmo tempo, desenvolverem um respeito pela preservação ambiental”, afirma Rafael Ícaro. Ele também ressalta o papel da trilha na formação de cidadãos conscientes, que vão transmitir esses valores a outras crianças.

A visita à trilha, que é aberta a escolas e voluntários, é organizada em grupos pequenos, facilitando a interação e o aprendizado. Cada grupo é identificado com o nome de uma planta nativa, como Caibreira, Jucá, Paineira e Mulungu, proporcionando uma maneira lúdica e educativa de explorar o local.

Além da trilha, os visitantes também têm a oportunidade de conhecer outros espaços, como a compostagem e o horto, em uma programação que pode durar entre uma hora a uma hora e meia. A Trilha da Raposa está aberta de segunda a sexta-feira e está sempre pronta para receber quem deseja aprender mais sobre a importância da preservação ambiental e a biodiversidade da região.

Incentivo à sustentabilidade: AL arrecada resíduos sólidos e doa para cooperativas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Meio caminhão baú de resíduos sólidos. Esta foi a arrecadação da ALRN durante os dois dias do Assembleia e Você, realizado há uma semana na cidade de Tenente Ananias.

A doação para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Coocamar) foi oficializada nesta quarta-feira (12), pela diretora-geral da presidência da Assembleia Legislativa, Dulcinéa Brandão, e pela presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Casa, Joana Rodrigues.

“Esta é mais uma iniciativa em prol da sustentabilidade desenvolvida em nossa Casa. A adesão da população de Tenente Ananias é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirmou Dulcinéa Brandão.

A presidente da Coocamar, Rosileide Manço, e o vice-presidente, José Paulírio Vicente, agradeceram a iniciativa. “Ações como essas são importantes porque contribuem para a nossa renda. Toda doação é importante”, afirmou José. Rosileide atua desde 2002 na profissão e disse que contribuições como essa são bem-vindas.

Joana Rodrigues explicou que o incentivo para os moradores doarem seus resíduos sólidos foi através de uma ação na qual a ALRN entregava uma muda de planta. Parte das mudas foi doada pela UFRN e outra parte, a de plantas ornamentais, foi produzida pelo jardineiro da Casa, que utilizou copos de água mineral descartados num dos anexos.

“As pessoas se empolgaram e voltavam em suas casas em busca de mais resíduos para conseguir mais mudas. E lá, tivemos doação de mudas de uma moradora, que gostou do projeto e se engajou conosco”, afirmou.

A ALRN vem incentivando ações de sustentabilidade. Internamente, criou o Grupo de Trabalho que está elaborando o PLS, Plano de Logística Sustentável, formado por servidores de vários setores.

banner_seridopneus-770