“Operação Protetor” em Parelhas conduz indivíduo por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Militar de Parelhas prendeu neste Domingo 06 de Abril de 2025, um homem por envolvimento com o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu no Bairro Ivan Bezerra.

Durante a abordagem, os policiais encontraram com o suspeito, uma pistola 9mm e uma certa quantidade de entorpecentes.

O homem e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos.

De acordo com informações da Polícia, o suspeito já estava sendo monitorado pelo setor de inteligência, o que possibilitou a atuação rápida e eficaz da equipe durante a operação.

A Operação Protetor segue em andamento em outras áreas, com o objetivo de combater a criminalidade e garantir mais segurança à população.

A ação faz parte da Operação Protetor, que tem como objetivo reforçar a segurança em determinadas regiões do Rio Grande do Norte, por meio da integração de forças policiais de diferentes localidades do estado.

banner_seridopneus-770

Registro de violência de filho contra a própria mãe em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No final da manhã deste domingo (06/04), policiais civis da equipe de plantão da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Caicó prenderam em flagrante um homem de 44 anos, acusado de violência doméstica no bairro Acampamento, na área central de Caicó.

Ubiraci, como é conhecido, causou um quebra-quebra na residência de sua própria mãe, chegando a ameaçá-la de agressão. A rápida intervenção dos policiais civis impediu que a violência se agravasse, e o suspeito foi capturado e encaminhado para a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde permanece detido e à disposição da Justiça.

O suspeito é conhecido no bairro Acampamento por seus atos ilícitos, sendo acusado de diversos furtos e da prática de atos libidinosos em via pública. Em 26 de maio de 2023, ele foi vítima de uma tentativa de homicídio, sendo atingido por um disparo de arma de fogo calibre 12, o qual deixou-o hospitalizado por várias semanas.

Bolsonaro e apoiadores se reúnem em ato na Paulista pela anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Governadores, políticos e líderes da direita próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram novo ato neste domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo, com o objetivo de aumentar a pressão sobre a cúpula do Congresso Nacional para pautar a anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro. Bolsonaro, que discursou ao lado de familiares de uma das condenadas pelo Supremo Tribunal Federal por atos antidemocráticos, cobrou o Congresso a aprovar o projeto de anistia articulado pela bancada do PL — cujas lideranças presentes ao ato instaram caciques de outros partidos a declarar apoio à proposta. A manifestação reuniu 44,9 mil pessoas, segundo cálculos do grupo “Monitor do Debate Político” da USP.

Três semanas depois de um ato com mote semelhante, no Rio, ter reunido pouco menos de metade deste público, Bolsonaro desta vez foi ladeado por outros nomes cotados como presidenciáveis no campo da direita. O ex-presidente foi acompanhado pelos governadores Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Romeu Zema (Novo), de Minas, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás, que não estiveram no ato anterior.

Outra presença, a exemplo do que ocorrera no Rio, foi a do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, principal cotado a herdeiro político de Bolsonaro. Tarcísio puxou um coro de “anistia já”, usado por outros participantes do ato para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), seu colega de partido, a pautar um requerimento de urgência para a análise do projeto.

Bolsonaro chegou à manifestação por volta das 13h45, acompanhado de aliados e foi o último a discursar. O ex-presidente voltou a atacar o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito da tentativa de golpe — no qual Bolsonaro se tornou réu no último mês. Ele também criticou o governo Lula ao discursar junto a familiares de Débora Rodrigues dos Santos, que ficou notória por pichar a frase “perdeu, mané”, com um batom, na estátua da Justiça diante do STF. Débora foi condenada por Moraes a 14 anos de prisão, acusada de crimes contra a democracia, e hoje cumpre pena em regime domiciliar — o caso dela segue em análise na Corte.

— Eu não tenho adjetivo para qualificar quem condena uma mãe de dois filhos a uma pena tão absurda por um crime que ela não cometeu. Só um psicopata para falar que o que aconteceu no 8 de janeiro foi uma tentativa armada de golpe militar — disse o ex-presidente ao lado da mãe de Débora.

Governo publica decreto de Lula que antecipa 13º dos segurados dos INSS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Diário Oficial da União (DOU) traz nesta sexta-feira, 4, decreto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que antecipa o abono anual devido aos segurados e aos dependentes da Previdência Social no ano de 2025 Trata-se do 13º dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que, pelo ato, será pago em duas parcelas, uma agora em abril e outra em maio.

“A primeira parcela corresponderá a 50% (cinquenta por cento) sobre o valor do benefício devido na competência de abril e será paga juntamente com os benefícios dessa competência; e a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios da competência de maio”, estabelece o decreto.

O anúncio da medida foi feito na quinta-feira, 3, pelo presidente Lula durante cerimônia de prestação de contas de ações realizadas pelo governo nos seus primeiros dois anos de gestão. Pelos cálculos oficiais, a antecipação dos valores vai injetar R$ 73,3 bilhões na economia. Cerca de 34,2 milhões de beneficiários serão atendidos.

The post Governo publica decreto de Lula que antecipa 13º dos segurados dos INSS first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Ipea: aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relaciona a taxa elevada de trabalho informal no país com a queda da capacidade do Estado de garantir o cumprimento da legislação trabalhista. A nota técnica se chama “Crescimento sem formalização do trabalho: déficit de capacidade fiscalizatória e necessidade de recomposição da burocracia especializada”.

Antes de 2022, o padrão era de que a redução do desemprego fosse acompanhada pelo aumento da taxa de formalização do trabalho. Ou seja, mais pessoas com a Carteira de Trabalho assinada. A exceção foi o período da pandemia de covid-19.

Em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu os menores níveis desde 2012: 6,6%. Mas a taxa de informalidade chegou a 31,77%, o maior percentual do período.

O Ipea destaca o número insuficiente de auditores fiscais do trabalho, ligados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MET), para garantir que empregadores respeitem os direitos trabalhistas dos funcionários. Entre 2012 e 2024, o número de trabalhadores assalariados cresceu 11,4%. No mesmo período, o número de auditores do trabalho caiu 34,1%.

The post Ipea: aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Curso de Geografia do Ceres conquista avaliação máxima do MEC

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em 2024, o curso de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) completou 50 anos de existência. Em março, a graduação recebeu nota máxima (Conceito 5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

O processo de avaliação do MEC envolveu três dimensões instrumentais: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Com isso, foi analisada a estrutura de espaços de convivência, laboratórios, biblioteca, auditórios e salas de aula. Os avaliadores conversaram e participaram de reuniões com estudantes e professores e a avaliaram ainda documentos importantes referentes ao curso. O resultado foi o reconhecimento da Licenciatura em Geografia por sua excelência, qualidade e competência, com a atribuição da nota máxima (nota 5).

Para Diego Salomão, docente do Departamento de Geografia (DGC/Ceres) e diretor do Centro, a integração da comunidade foi essencial para o resultado obtido na avaliação. “Nos últimos 15 anos, os docentes decidiram produzir muito e com a maior qualidade possível. Os servidores apoiam todas as ações planejadas, no sentido da plenitude do desenvolvimento acadêmico do curso. Foi fundamental a integração entre os professores, servidores técnicos e estudantes, no sentido da excelência acadêmica”, ressalta ele. 

Durante os 50 anos de existência, o curso tem contribuído efetivamente com a formação de profissionais e com a produção de material científico para as diversas áreas do conhecimento teórico-metodológico da ciência geográfica. Por meio de laboratórios, projetos de extensão, eventos e atividades externas, a graduação trouxe uma mudança significativa não apenas à comunidade acadêmica, mas também ao Seridó, tornando-se referência na formação de corpo docente. 

The post Curso de Geografia do Ceres conquista avaliação máxima do MEC first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Alckmin diz que inflação provocada por seca e dólar alto é responsável por desgaste de Lula

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, nesta quinta-feira (3), que a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está relacionada à alta da inflação provocada por mudanças climáticas e pela valorização do dólar. Segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira, 2, a desaprovação ao governo chegou a 56% em março.

“Em relação às pesquisas, primeiro nós estamos no meio do mandato. Segundo, nós tivemos dois fatos que impactam a inflação especialmente de alimentos: um é o clima, nós tivemos no segundo semestre uma seca brutal e calor infernal, então cai a safra e, caindo a safra, o preço sobe. De outro lado o dólar. O dólar chegou a R$ 6,20, isso impacta os custos de produção”, disse Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, do Blog do Magno.

The post Alckmin diz que inflação provocada por seca e dólar alto é responsável por desgaste de Lula first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Esquema de fraudes em multas de trânsito no Detran/RN é alvo de operação policial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (4), a “Operação Hipnos”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que atuava na omissão da implementação de multas de trânsito no sistema do Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN/RN).

A investigação identificou a participação de um servidor do DETRAN/RN, de um policial militar lotado no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), além de “despachantes”. Segundo apurado, valores vultosos eram cobrados por esses agentes públicos para impedir que multas regularmente aplicadas fossem inseridas no sistema. Em um dos alvos, foram apreendidos R$ 15 mil em espécie, além de documentos que subsidiarão o prosseguimento das investigações.

Durante a operação, que contou com o apoio da Polícia Militar e do DETRAN, um dos despachantes foi conduzido para a colocação de tornozeleira eletrônica. Além disso, o policial militar envolvido e um servidor do DETRAN foram afastados de suas funções.

The post Esquema de fraudes em multas de trânsito no Detran/RN é alvo de operação policial first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Ministério reconhece Situação de Emergência pela seca em mais um município potiguar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (4), a situação de emergência em 27 cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e contemplam o município de Paraná, no Rio Grande do Norte, que enfrenta a seca, período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem. Na última quarta-feira (2), a Defesa Civil Nacional já tinha reconhecido situação de emergência em três cidades do Rio Grande do Norte também devido a seca e estiagem. Os municípios de Caraúbas, Coronel Ezequiel e Luís Gomes foram contemplados pelo decreto anterior.

Com o reconhecimento, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

The post Ministério reconhece Situação de Emergência pela seca em mais um município potiguar first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Após 34 anos, professores da UFRN garantem correção salarial em acordo histórico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após 34 anos, o Adurn-Sindicato assinou com a Procuradoria Geral Federal (PGF) o acordo no processo conhecido como “Ação dos Precatórios”, que concede correções salariais decorrentes dos Planos Bresser e Verão a professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que estavam na ativa na época. Nesta sexta-feira (4), o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, recebeu a informação do presidente do PROIFES-Federação e diretor do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, que estava acompanhado da advogada Andréia Munemassa.

Na próxima segunda-feira (7), o ADURN-Sindicato realizará uma reunião no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, com os substituídos da “Ação dos Precatórios”, para esclarecer acerca do acordo e orientar os beneficiários sobre os próximos passos. O processo coletivo representa 1.928 professores, cerca de 300 já faleceram, e os herdeiros receberão o montante devido.

Para o diretor Wellington Duarte, essa é uma vitória do Rio Grande do Norte. “Os beneficiários do processo irão consumir e, obviamente, no consumo vão pagar impostos. Esses impostos vão para o estado que vai prestar serviço público para a população mais pobre. Então tem esse significado. O que aparentemente é para privilegiar 1928 pessoas, no decorrer do processo vai acabar beneficiando a dona de casa, o pobre, o trabalhador”, disse. 

The post Após 34 anos, professores da UFRN garantem correção salarial em acordo histórico first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1