PF lança no RN programa para combater abuso sexual infantojuvenil na internet

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte deu início, nesta semana, à implementação do Programa Guardiões da Infância. A iniciativa, de alcance nacional, tem como objetivo principal prevenir e combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes, com foco especial nos crimes que ocorrem no ambiente digital. A ação é desenvolvida em parceria com a ONG Safernet, reconhecida por sua atuação na defesa dos direitos humanos na internet.

Voltado a escolas públicas e privadas, além de famílias, cuidadores e profissionais da educação, o programa busca conscientizar e capacitar a sociedade sobre como identificar e reagir a situações de abuso.

Por meio de palestras e atividades socioeducativas, o projeto pretende abordar temas como segurança digital, prevenção à violência sexual, identificação de sinais de abuso e a importância do envolvimento da família e da escola na proteção infantojuvenil.

A Polícia Federal reforça que a proposta é fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência, com informações claras, práticas e acessíveis.

“A participação de pais, escolas e da sociedade como um todo é fundamental para se construir um ambiente mais seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenação do programa no estado.

Quem tiver interesse em participar ou quiser saber mais pode entrar em contato pelo e-mail: guardioesdainfancia.srrn@pf.gov.br

O canal também está disponível para esclarecer dúvidas e orientar sobre como aderir à iniciativa.

Corrida pela VidaJustiça determina transferência urgente de caicoense com risco de sangramento grave; HUOL e Hospital da PM são intimados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma decisão judicial expedida no último sábado (5) determinou que o Estado do Rio Grande do Norte providencie, em até 24 horas, a transferência da paciente Maina Sangi da Silva para um hospital com suporte especializado em Hematologia. A medida foi tomada após pedido da Defensoria Pública, durante o plantão judiciário, devido à gravidade do quadro de saúde da paciente, que sofre de Púrpura Trombocitopênica Idiopática e apresenta risco iminente de sangramento grave.

Maina está internada no Hospital Telecila Freitas Fontes, em Caicó/RN, desde o dia 3 de abril. Conforme documentos médicos anexados ao processo, ela faz uso de imunoglobulina humana e de pulsoterapia com Metilprednisolona, e necessita de acompanhamento urgente por um hematologista — recurso não disponível na rede local.

Apesar de estar em primeiro lugar na fila da Central de Regulação para um leito no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, a transferência ainda não foi efetivada. Em nova manifestação protocolada pela Defensoria Pública no dia 9, foi relatado que houve, inclusive, uma piora no quadro clínico da paciente, exigindo leito de UTI, antes de retornar ao clínico comum.

Diante do descumprimento da decisão liminar, a Defensoria solicitou que as direções do HUOL e do Hospital da Polícia Militar (Pedro Germano) sejam intimadas pessoalmente, via oficial de justiça, para informarem sobre a possibilidade imediata de acolhimento da paciente ou justificarem a negativa.

A magistrada plantonista Rachel Furtado Nogueira Ribeiro Dantas destacou que o direito à saúde é dever do Estado e prioridade constitucional, autorizando inclusive bloqueio de valores do erário caso a medida não seja cumprida.

Celular Seguro já emite o alerta de bloqueio de aparelhos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A partir de agora, quem ativar o celular que teve alerta de bloqueio emitido pelo programa Celular Seguro, vai receber uma notificação avisando que se trata de um aparelho roubado, furtado ou perdido. ebcebc

As mensagens serão enviadas assim que um novo chip for inserido no aparelho que teve a restrição ativada. O alerta vai para o WhatsApp do usuário, enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de dois números de telefone oficiais: 2025-3003 ou 2025-3000.

Quem receber esse alerta fica ciente de que se trata de um aparelho que pode ter sido roubado ou furtado, e deve acessar o site do programa Celular Seguro para receber instruções sobre o que fazer.  

A pessoa que receber o alerta precisa ir a uma delegacia de Polícia Civil, para regularizar a situação e apresentar a nota fiscal do aparelho. Se não tiver a nota para comprovar que é a dona do celular, o aparelho deve ser devolvido.  

O celular que recebe o alerta geralmente é roubado, furtado ou perdido. Quem passa por isso deve solicitar o bloqueio no Modo Recuperação, na ferramenta Celular Seguro.  

The post Celular Seguro já emite o alerta de bloqueio de aparelhos first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Famílias do RN têm até 30 de junho para trocar parabólica tradicional por digital gratuitamente

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que ainda utilizam parabólica tradicional têm até o dia 30 de junho para solicitar gratuitamente a troca pelo novo equipamento digital no Rio Grande do Norte. O serviço é oferecido pela entidade Siga Antenado, criada por determinação da Anatel para apoiar a população na migração do sinal.

Mais de 179 mil kits gratuitos já foram instalados no estado. No país, o número passa de 4,9 milhões. Apesar disso, em 10 municípios potiguares, mais de 4,7 mil famílias ainda não fizeram a substituição. Os municípios são: Natal, Augusto Severo, Extremoz, Ielmo Marinho, Lajes, Macaíba, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante, São Tomé e Vera Cruz.

O agendamento da instalação pode ser feito pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É necessário ter em mãos o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS).

The post Famílias do RN têm até 30 de junho para trocar parabólica tradicional por digital gratuitamente first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

EUA vão taxar produtos da China em 104% a partir desta quarta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira 8 que os Estados Unidos vão cobrar tarifas de 104% sobre os produtos chineses a partir de quarta-feira 9. A medida é mais um episódio da guerra comercial entre os países.ebcebc

Na coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais da Casa Branca nesta tarde, a secretária foi questionada por um repórter se o presidente Donald Trump manteria a decisão de adicionar 50% em taxas sobre os produtos da China.

“Países como a China, que escolhem retaliar e tentam redobrar os maus-tratos aos trabalhadores americanos, estão cometendo um erro. O presidente Trump tem uma espinha dorsal de aço e não vai quebrar. A América não vai quebrar sob sua liderança. Ele é guiado por uma firme convicção de que a América deve ser capaz de produzir bens essenciais para o nosso próprio povo e exportá-los para o mundo”, disse Leavitt.

The post EUA vão taxar produtos da China em 104% a partir desta quarta first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Seis em cada 10 brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais. Segundo a pesquisa, 27% são contrários à diminuição; 5%, não são nem a favor e nem contra; e 3% não souberam responder. ebcebc

Foram ouvidas presencialmente 2 mil pessoas com mais de 16 anos de idade, nas 27 unidades da federação. As entrevistas foram realizadas de 10 a 15 de janeiro de 2025. A maioria (42%) disse ainda que a alteração seria positiva para o país; 30%, negativa; 22%, não faria diferença; e 6%, não soube responder. 

Caso a redução da jornada de trabalho se tornasse uma realidade, 47% afirmaram que utilizariam o tempo livre do trabalho para se dedicar à família; dedicar atenção à saúde (25%); fazer renda extra (22%); e investir em cursos e capacitações profissionais (17%).

The post Seis em cada 10 brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

“Operação Relicário:” Policias Civil e Militar prendem suspeito por roubo em Carnaúba dos Dantas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Acari, com apoio da Polícia Militar, deflagraram a “Operação Relicário”, na manhã desta quarta-feira (9). A ação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, e teve como objetivo combater ações criminosas registrados nas cidades de Acari e Carnaúba dos Dantas.

As diligências foram iniciadas para investigar um roubo ocorrido no dia 12 de fevereiro de 2025, em uma joalheria, localizada na cidade de Carnaúba dos Dantas. As investigações conduzidas pelos policiais da 93ª DP revelaram a atuação de um grupo criminoso especializado em roubos. Durante a ação criminosa, os suspeitos subtraíram diversas peças de alto valor, avaliadas em mais de R$ 200,000 utilizando-se de violência e grave ameaça.

No decorrer das diligências, os policiais conseguiram identificar os suspeitos e, na sequência, realizar a prisão de dois homens, um de 25 anos e outro de 33 anos, em Carnaúba dos Dantas, pela suspeita da prática dos crimes de roubo com emprego de arma de fogo e em concurso de pessoas.

O nome da Operação “Relicário” faz alusão a uma das peças que foram subtraídas durante um roubo de uma joalheria no município de Carnaúba dos Dantas, razão pela qual foi iniciada a investigação. A ação contou ainda com o apoio da 92ª Delegacia de Polícia (DP) de Currais Novos, 94ª (DP) de Florânia, 96ª (DP) de Parelhas, 50ª (DP) de Jardim do Seridó, 3ª Delegacia Regional (DR) de Caicó, 11ª (DR) de Currais Novos.

The post “Operação Relicário:” Policias Civil e Militar prendem suspeito por roubo em Carnaúba dos Dantas first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

3ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador acontece em Caicó; Sindsaúde prestigia o evento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O coordenador do SindSaúde Seridó, José Joaquim, participou nesta quarta-feira (09) da 3ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da 4ª Região de Saúde. O evento foi realizado no Centro Dom Wagner, em Caicó, e reuniu profissionais e representantes da área para discutir políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.

Segundo José Joaquim, a conferência tem papel fundamental para a construção de estratégias de cuidado com os trabalhadores da saúde. “A importância da conferência está em discutir a saúde do trabalhador, políticas públicas de estruturação da saúde do trabalhador aqui na região, algo tão necessário tanto nos hospitais quanto em qualquer unidade de saúde”, destacou.

A pauta central do encontro foi a saúde do trabalhador com foco nos direitos humanos. “É um tema interessante e diversificado em toda a região, e precisamos criar políticas públicas para que o trabalhador esteja amparado na hora do seu adoecimento”, completou o coordenador.

A conferência também teve como objetivo eleger delegados para a etapa estadual, que ocorrerá em junho. Dessa etapa, serão escolhidos os representantes para a Conferência Nacional, prevista para julho. “Essas etapas são importantes porque culminam na Conferência Nacional, onde se consolidam as diretrizes gerais das políticas públicas de saúde do trabalhador”, finalizou José Joaquim.

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos é nomeado como novo bispo da diocese de Cajazeiras (PB)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 9 de abril, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Atualmente, dom Francisco está à frente do governo pastoral da diocese de Campo Maior, no Piauí, e é o vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4). A Presidência da CNBB enviou saudação ao bispo pela nova missão.

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos retornará ao seu estado natal com a nova missão. Ele é paraibano, natural da cidade de Esperança, nascido em 5 de fevereiro de 1968. Religioso da Congregação do Santíssimo Redentor, os Missionários Redentoristas, formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.

Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE), e a publicação “Dom Helder Abrindo Caminhos”.

Em 2017, atuando como vice provincial dos Redentoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE), foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Campo Maior, no dia 21 de junho. Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste 4 desde 2019.

The post Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos é nomeado como novo bispo da diocese de Cajazeiras (PB) first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Governo sanciona lei de Ezequiel que reconhece SindLeite/RN como de utilidade pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SindLeite/RN) foi oficialmente reconhecido como de utilidade pública estadual. A sanção da lei que garante esse status foi publicada na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado. A iniciativa é do presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e a norma já está em vigor.

“Reconhecer o SindLeite como de utilidade pública é valorizar uma entidade que defende a indústria leiteira, apoia a economia local e fortalece toda a cadeia produtiva do leite no nosso estado”, destacou Ezequiel Ferreira.

A bacia leiteira potiguar vive um momento de expansão. Em fevereiro de 2025, a produção diária de leite alcançou a marca de 500 mil litros, representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Os dados do SindLeite/RN revelam um cenário promissor para o setor, que tem expectativa de crescer pelo menos mais 10% ao longo deste ano. Esse desempenho reforça a importância da cadeia produtiva do leite para a economia estadual, especialmente no interior, onde a atividade é uma das principais fontes de renda para milhares de famílias.

A região Seridó concentra a principal bacia leiteira do estado e se destaca não apenas pela quantidade, mas pela qualidade da produção. A maior parte do leite extraído na região é destinada à fabricação de queijos e outros derivados, que movimentam a economia local e ganham cada vez mais espaço nos mercados nacional e regional. A vocação da região para a produção de laticínios é fortalecida por iniciativas como a atuação do SindLeite/RN e pelas políticas públicas de incentivo ao setor, que buscam garantir competitividade, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

banner_seridopneus-770

Semana Santa: Governo do RN decreta ponto facultativo dia 17 de abril

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta quarta-feira (9), o Decreto nº 34.474, que estabelece ponto facultativo no dia 17 de abril, véspera da Sexta-feira Santa (18). A medida é válida para os órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do Estado. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o decreto, serviços públicos considerados essenciais seguirão funcionando normalmente, uma vez que não podem sofrer paralisações. A norma também determina que cabe a cada órgão público decidir sobre a adesão ao ponto facultativo, conforme suas especificidades.

Em 2025, a Semana Santa terá início na segunda-feira (13) e segue até o domingo de Páscoa, celebrado em 20 de abril.

Audiência pública na ALRN vai debater experiências de mães atípicas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Por iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT), a Assembleia Legislativa promove nesta quinta-feira (10), as 14h, uma audiência pública para discutir a temática “A Experiência das Mães Atípicas: A Importância da Inclusão e Apoio”. O debate objetiva sensibilizar a sociedade sobre a relevância do tema, promovendo a inclusão social dessas mães e o debate sobre suas experiências, além de contribuir para a conscientização acerca das mudanças estruturais necessárias.

Em justificativa apresentada à Casa Legislativa, a deputada Divaneide Basílio ressalta a importância de debater a maternidade atípica, definida como a experiência de mães cujos filhos apresentam limitações decorrentes de condições específicas, como deficiências. Segundo a parlamentar, “é fundamental que a Assembleia Legislativa promova um debate aprofundado sobre as dificuldades enfrentadas por estas mães, buscando soluções e ações que garantam seus direitos e a inclusão de seus filhos”.

A deputada destaca que as mulheres que vivenciam a maternidade atípica “enfrentam desafios consideráveis”, sendo obrigadas a atuar de maneira mais intensa e proativa no acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos. A intensa demanda de cuidados especiais impõe a essas mães uma sobrecarga emocional e física significativa. Em especial, mães de crianças com deficiência, como aquelas com filhos diagnosticados com autismo, carregam o peso de uma grande responsabilidade, não apenas pela saúde física e mental de seus filhos, mas também pela necessidade de reinventar a educação e os cuidados.

Ainda segundo a justificativa, essa realidade exige uma reavaliação constante das expectativas em relação ao futuro dos filhos e, muitas vezes, das próprias trajetórias pessoais e profissionais dessas mães. Esse cenário pode levar a perdas significativas no campo social, afetivo e, especialmente, profissional, com muitas mães renunciando à vida profissional, social e até mesmo a vínculos afetivos em função dos cuidados maternos.

Diante desses desafios, a parlamentar aponta um crescente movimento de união entre mães atípicas, com a formação de associações e projetos de apoio. “A iniciativa busca fomentar ações que promovam um estado mais justo, inclusivo e igualitário”, justifica a deputada.

Divaneide Basílio é também a propositora do Projeto de Lei para instituir, no âmbito do Estado, o “Selo Empresa Amiga das Mães Atípicas”, que busca reconhecer a responsabilidade social das empresas privadas que estabelecerem ações de proteção e apoio às mulheres que têm filhos com deficiência, transtorno, doença ou síndrome rara que exige cuidado especial. A matéria tramita nas Comissões Temáticas da Casa.

“Operação Relicário” é deflagrada pela Polícia Civil no Seridó e resulta em prisões em Carnaúba dos Dantas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 93ª Delegacia de Polícia de Acari, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (09) a Operação Relicário, com foco no combate a uma série de roubos registrados nas cidades de Acari e Carnaúba dos Dantas.

A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e na prisão de dois alvos, ambos em decorrência de mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça.

Os presos são suspeitos de envolvimento direto em delitos patrimoniais que vinham assustando moradores da região. A Polícia Civil vinha monitorando os alvos.

Durante a operação, que contou com o apoio de equipes de outras delegacias e viaturas caracterizadas, foram apreendidos diversos materiais que poderão fortalecer os inquéritos em andamento. Os objetos recolhidos serão agora periciados e analisados.

Secretaria de Assistência Social de Caicó promoveu ações de fortalecimento feminino em 10 comunidades no mês de março

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Durante o mês de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação de Defesa dos Direitos da Mulher, promoveu uma série de ações voltadas para o diálogo, a escuta e o fortalecimento das mulheres caicoenses. Ao todo, foram 10 encontros realizados em comunidades da zona rural e urbana, levando informação, apoio e incentivo à autonomia feminina.

As rodas de conversa aconteceram em espaços como o Distrito de Laginha, Distrito da Palma, Perímetro Irrigado Sabugi (Vila 1 e 2), Centro Clínico Dr. Gerson Barbosa, Hospital do Seridó, Grupos de Mulheres do CREAS e dos CRAS, além de ações no Cadastro Único e um especial café da manhã com as servidoras do Centro Administrativo.

Um dos destaques da programação foi o Mutirão de Documentação das Mulheres Rurais, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Governo do Estado. A ação resultou em 150 emissões e renovações de documentos, garantindo cidadania e acesso a políticas públicas para dezenas de mulheres.

Além disso, a Secretaria também apoiou a formação de 4 novos grupos de mulheres em comunidades urbanas e rurais, fortalecendo redes de apoio e promovendo o protagonismo feminino em diversas regiões do município.

A secretária de Assistência Social Maria Cleide reforça que essas ações são fundamentais para promover igualdade, dignidade e liberdade:

“Cada roda de conversa foi um passo em direção a mais autonomia. Seguimos juntas, com coragem e consciência de que onde uma mulher avança, todas avançam”, disse.

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pede demissão após ser denunciado pela PGR

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão do cargo na noite desta terça-feira 8 após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar denúncia contra ele ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pela CNN.

Juscelino teria informado a aliados sua intenção de deixar o ministério após conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidindo que a saída ocorreria assim que o presidente retornasse de agenda internacional.

A denúncia foi protocolada pela PGR na terça-feira 8, e está sob relatoria do ministro Flávio Dino no STF. Juscelino foi acusado de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), durante o período em que exercia mandato como deputado federal.

Segundo as investigações, Juscelino direcionou recursos para o município de Vitorino Freire (MA), onde sua irmã era prefeita. A PGR aponta ainda suspeitas de que ele tenha recebido propina por meio de empresas de fachada. O ministro foi indiciado pela Polícia Federal em 2023 pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

The post Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pede demissão após ser denunciado pela PGR first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

PRF flagra transporte irregular de 3.100 litros de ácido clorídrico na BR-427, em Serra Negra do Norte/RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal flagrou um caminhão transportando 3.100 litros de ácido clorídrico de forma totalmente irregular na BR-427, no município de Serra Negra do Norte/RN. O veículo seguia de São Bento/PB com destino a Patos/PB, e circulava sem qualquer identificação do produto perigoso, além de não portar os itens de segurança exigidos pela legislação vigente.

O flagrante foi registrado em vídeo e evidencia o total descumprimento das normas do transporte de produtos perigosos, especialmente a ausência da placa de risco e do painel de segurança, obrigatórios em veículos que transportam substâncias químicas inflamáveis, corrosivas ou tóxicas.

De acordo com a legislação brasileira, o transporte de produtos perigosos deve seguir normas rígidas previstas na Resolução ANTT nº 5.947/21 e no Código de Trânsito Brasileiro. A falta de identificação compromete ações de emergência em caso de acidentes, incêndios ou vazamentos.

Principais riscos em caso de acidente com ácido clorídrico:

Queimaduras químicas graves em contato com a pele ou mucosas;

Liberação de gases tóxicos ao reagir com outras substâncias, especialmente em colisões com vazamento;

Contaminação ambiental severa, com danos a rios, solo e fauna;

Risco à saúde pública de motoristas, socorristas e moradores próximos ao local do acidente.

A PRF reforça que o transporte de substâncias perigosas exige habilitação específica, sinalização adequada e o uso de equipamentos de segurança para evitar tragédias. O caso será encaminhado para os órgãos competentes para adoção das medidas legais.

The post PRF flagra transporte irregular de 3.100 litros de ácido clorídrico na BR-427, em Serra Negra do Norte/RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

ALRN aprova projeto que permite a empresas quitarem dívidas com o Estado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (8), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, um projeto de lei de autoria do Governo do Estado que institui a transação resolutiva de litígios relacionados à cobrança de créditos tributários e não tributários. A medida abre caminho para que empresas inadimplentes possam negociar e quitar dívidas com o Estado do Rio Grande do Norte, suas autarquias, fundações e entidades da administração indireta.

O projeto também dispõe sobre a cobrança da dívida ativa e possibilita o parcelamento de débitos com a Fazenda Estadual, inclusive os já inscritos na Dívida Ativa.

A nova legislação cria um canal permanente de negociação entre o Estado e os devedores, permitindo condições personalizadas para a regularização fiscal. O objetivo é limpar os nomes das empresas na lista de inadimplência e, ao mesmo tempo, aumentar a arrecadação tributária.

“O projeto está sendo bem entendido e compreendido pelos deputados, sinal de que foi bem debatido. Com a aprovação e posterior sanção pelo Governo do Estado, os contribuintes ganham, pois poderão regularizar a situação fiscal de suas empresas”, afirmou o procurador-geral adjunto do Estado, José Duarte Santana.

Segundo dados apresentados pelo Governo, o estoque da dívida ativa do Rio Grande do Norte ultrapassa R$ 10 bilhões. Desse montante, 95,87% correspondem a ICMS; 1,38% a IPVA; e 2,75% a outros débitos.

“Esse valor representa uma recuperação financeira significativa para o Estado e reforça o propósito da transação tributária: resolver litígios fiscais e facilitar o ingresso de recursos essenciais ao atendimento de políticas públicas e ao equilíbrio fiscal”, destacou o deputado Francisco do PT.

A nova lei permitirá descontos de até 80% para empresas que encerraram suas atividades, oferecendo maior flexibilidade na negociação das dívidas. Atualmente, legislações semelhantes já estão em vigor em 21 estados brasileiros.