Seminário em Caicó debateu impactos das energias renováveis no Semiárido seridoense

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Caicó sediou o seminário “Energias Renováveis e Injustiça Ambiental no Semiárido”. Com cerca de 80 participantes, a atividade foi promovida pelo Grupo SEMIAR/UFRN e pela Cáritas Diocesana de Caicó, com apoio da Cáritas Regional Nordeste 2 e outras unidades da UFRN.

O seminário incluiu uma roda de conversa sobre os impactos das energias renováveis, especialmente eólica e solar, nas regiões do Seridó Potiguar e Paraibano. Mulheres camponesas, quilombolas e indígenas de municípios como Lagoa Nova, Bodó, Santa Luzia e Várzea compartilharam experiências sobre como esses projetos afetam suas vidas.

Elas relataram problemas de saúde decorrentes do ruído dos aerogeradores e da poeira levantada por veículos das empresas, além de rachaduras em casas e cisternas devido às explosões realizadas para a instalação dos equipamentos.

Além das comunidades locais, participaram representantes de organizações sociais e comunidades dos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Estudantes e docentes dos cursos de Geografia, Pedagogia, Medicina e Direito da UFRN também estiveram presentes, ampliando a discussão.

O evento pautou a injustiça ambiental enfrentada por essas comunidades diante da expansão dos empreendimentos de energia renovável sobre áreas de mata nativa e territórios camponeses no Semiárido.

banner_seridopneus-770

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *