Ação ambiental no Complexo Hidrossocial Oiticica resgata mais de 1.500 animais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A construção do Complexo Hidrossocial Oiticica vem, a cada etapa, apresentando desafios em diferentes setores: seja na engenharia, no social e também no ambiental.

O Programa de Resgate e Afugentamento de Fauna do complexo é uma das ações ambientais desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), executado pelo Consórcio QS Oiticica, e reflete o compromisso institucional com a preservação da biodiversidade e a promoção da vida silvestre.

A ação envolve a retirada cuidadosa dos animais da área que será inundada, garantindo que eles sejam relocados para ambientes seguros e adequados. De setembro de 2023 até agora, foram resgatados e salvos mais de 1.500 animais entre cobras, lagartos, tatus e anfíbios.

De acordo com o secretário Paulo Varella, da SEMARH, o projeto do Complexo Hidrossocial de Oiticica abrange vários aspectos. “Não somente o social foi considerado, a questão ambiental é fundamental em todo esse processo também e foi levada em conta. Há um absoluto respeito pela vida das pessoas que moram ali, uma preocupação com o que vai ser feito com essa água para transformar isso em desenvolvimento e melhoria de vida, mas também um grande respeito com a questão do meio ambiente”, destacou.

banner_seridopneus-770

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *