Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em Caicó, representantes do Ecossistema Local de Inovação (ELI) da cidade realizaram uma missão técnica ao município de Currais Novos, na última quarta-feira (04). A iniciativa, organizada pelo Sebrae, visou aos participantes conhecerem as estratégias que têm impulsionado a inovação na cidade vizinha e explorar práticas que podem ser adaptadas para fomentar o desenvolvimento econômico e social de toda a região do Seridó Potiguar. A ação contou com a participação de empresários, lideranças políticas e representantes do poder público das duas cidades, reforçando a importância da colaboração regional.
Durante a visita, um dos focos principais foi entender como a governança local tem contribuído para consolidar Currais Novos como um polo inovador. O analista técnico do Sebrae em Caicó, Ítalo Bruno, destacou a relevância do intercâmbio. “Sabemos que o ecossistema de Currais Novos já vem ganhando robustez há algum tempo. Tivemos a ideia de conhecer as boas práticas que eles vêm desenvolvendo para identificar o que podemos trazer para o nosso ecossistema e traçar um planejamento mais estratégico e assertivo para 2025”, afirmou.
Um ponto bastante discutido entre os participantes foi o papel do poder público. Ítalo ressaltou que a aproximação das instituições públicas é essencial para a criação de políticas, alavancagem de recursos e estruturação de iniciativas como hubs de inovação. “Esse é um passo importante para fortalecer nosso ecossistema e torná-lo ainda mais robusto e inovador a médio e longo prazo”, pontuou.
Entre outros destaques da programação, o membro da Governança Local do Ecossistema de Inovação de Currais Novos e também vereador da cidade, Mattson Ranier, apresentou o painel sobre a conexão entre gestão pública e inovação. Ele mencionou o impacto de marcos legais locais e do CN HUB, um espaço que integra Prefeitura, Sebrae e CDL para incubar startups. “Buscamos criar um futuro sustentável, com empregos de qualidade e retenção de talentos. Muitos jovens deixam nossa região, e nossa missão é oferecer condições para que permaneçam, contribuindo para o desenvolvimento da cidade”, explicou.
O intercâmbio incluiu a apresentação de startups incubadas no CN HUB. Eduardo Lima, empreendedor local, destacou o impacto do espaço em sua trajetória. “Aqui, minhas ideias ganham vida. Minha startup conecta clientes a ambulantes locais, promovendo visibilidade aos pequenos negócios. Esse ambiente é essencial para transformar desafios em oportunidades”, relatou.
Edinete Heloísa, analista técnica do Sebrae em Currais Novos, ressaltou que a integração entre os ecossistemas de Caicó e Currais Novos é estratégica importante para o fortalecimento da inovação na região do Seridó. “Esses ecossistemas complementares fortalecem o turismo e criam um ambiente favorável para a inovação. É possível alcançar resultados concretos no interior do estado com parcerias sólidas e contínuas”, concluiu.