Número de endividados cresce no Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O RN encerrou 2024 com alta de 0,63% no número de inadimplentes em comparação com dezembro do ano anterior, segundo dados do SPC Brasil e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Apesar de leve, o crescimento ficou acima da média do Nordeste, que teve queda de 0,04%, e abaixo da nacional, que apresentou alta de 1,92%. O levantamento aponta também que a dívida média é de R$ 4.342,21 e quase metade (45,4%) tem dívidas de até R$ 1 mil. As entidades não divulgaram números absolutos.

Apesar do aumento anual, o número de inadimplentes no estado caiu 0,40% entre novembro e dezembro, o que sugere que parte dos consumidores conseguiu quitar algumas dívidas no período de maior fluxo econômico do ano. No entanto, a inadimplência segue como um desafio para a economia local, impactando tanto o poder de compra das famílias quanto o desempenho do comércio e de outros setores.

De acordo com o economista Helder Cavalcanti Vieira, os resultados refletem o impacto do consumo sazonal. “Foi a chegada do 13º salário, algumas promoções que incentivam as pessoas a comprar, além do crescimento do PIB e do emprego, especialmente os temporários. Isso gerou uma elevação no consumo. Muitas pessoas acabam assumindo compromissos além do que podem pagar”, disse.

The post Número de endividados cresce no Rio Grande do Norte first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico