O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) iniciou uma investigação para combater a prática de nepotismo nas administrações públicas de seis municípios do Seridó. A medida, que abrange as prefeituras e Câmaras Municipais de Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi e Ipueira, visa garantir o cumprimento dos princípios constitucionais, especialmente no que se refere à nomeação de cargos comissionados.
A investigação está sendo conduzida pela 3ª Promotoria de Justiça de Caicó e busca prevenir favorecimentos indevidos na gestão municipal.
A promotora Uliana Lemos de Paiva destacou a importância de combater o nepotismo para fortalecer a administração pública e o funcionalismo de carreira. A portaria do MPRN inclui uma recomendação aos municípios investigados para que evitem nomeações de parentes até o terceiro grau para cargos comissionados e funções de confiança, além de alertar sobre a prática de nepotismo cruzado e diagonal, que envolve nomeações recíprocas entre diferentes órgãos públicos.
![banner_seridopneus-770](https://www.sneri.blog.br/wp-content/uploads/2019/05/serido-pneus-700-120.jpg)