
O argentino Jorge Bergoglio foi o primeiro religioso latino-americano a se tornar papa, em 2013. E a escolha de “Francisco” como nome do então novo pontífice teve a influência de um “hermano” brasileiro: o cardeal Cláudio Hummes.
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. Ele estava em estágio final de recuperação de uma pneumonia bilateral que o deixou 38 dias internado em um hospital de Roma. O argentino esteve por 12 anos à frente da Igreja Católica e deve ser lembrado pelo espírito acolhedor e pelas reformas que fez no Vaticano.
Em março de 2013, logo após ser eleito, o papa fez uma audiência no Vaticano com cerca de 6 mil jornalistas. Foi nesse dia que ele revelou o que o levou a escolher o nome “Francisco” e a importância do apoio de Cláudio Hummes.
“Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a dois terços, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o papa”, contou.
The post Papa escolheu nome ‘Francisco’ por influência de cardeal brasileiro first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
