Patrocinado pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, o Projeto Casa das Palavras está sendo realizado no município de Apodi, na região Oeste, até 4ª feira (29). Na cerimônia de abertura, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi na noite desta 2ª feira (27), a Cosern foi representada por George Denner de Araújo Aquino, engenheiro eletricista do escritório da Cosern em Pau dos Ferros.
Assim como nos outros 12 municípios contemplados em todas as regiões do estado (veja relação abaixo) com o projeto, Apodi está recebendo:
- – Minibiblioteca em forma de casinha de madeira com 50 exemplares novos de livros de autores potiguares para disseminar a cultura da leitura por meio da ideia “pegue um livro e doe outro”. A minibiblioteca será instalada na Praça da Bíblia, na cidade de Apodi;
- – Realização de oficinas de formação em áreas como: teatro, coral, mamulengo e graffiti;
- – Realização da Jornada de Literatura Potiguar, um evento pensado para contemplar professores e professoras da cidade. Além de palestras, recitais poéticos e espetáculos culturais em espaços públicos (praça, sindicato).
As atividades, totalmente gratuitas, serão realizadas no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, na 13ª Dired, no Muro da Prefeitura (oficina de graffiti), na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (confira programação detalhada em anexo) e na Praça Dom José Freire.
Até agora, o projeto já instalou cerca de 50 minibibliotecas em praças, canteiros, em frente a escolas, próximas às paradas de ônibus e às instituições culturais nas cidades por onde passou. Um dos objetivos das oficinas da Casa das Palavras é promover o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre os artistas e educadores, atuando no aperfeiçoamento dos participantes.
