Arte educador do Trapiá Semente encontrou em instrumento musical, a memória viva de seu bisavô

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20230418-WA0250

Entre os 11 municípios do Projeto Trapiá Semente, com formação de grupo de teatro, está Cruzeta, com o Grupo de Teatro Flor de Liz, formado em 2022, que tem como arte educador Rienzz Elias. Nesta edição 2023 do projeto, a oficina O Som de Cena, permitiu ao arte educador Rienzz, um encontro com a memória de seu bisavô Manoel Fernandes da Costa, músico, através do toque e do som de uma rabeca.

Bisneto do músico conhecido como “Manoel da Rabeca” – que viveu de 1881 a 1975 – Rienzz Elias não conheceu seu bisavô mas conviveu com as histórias contadas pelos familiares, envolvendo sua rabeca; que levava música para a convivência familiar.

“Pela primeira vez encontrei o instrumento tocado pelo meu bisavô e que dava a ele o apelido de ‘Manoel da Rabeca’. Eu não o conheci mas durante a oficina, senti uma energia surreal, como se ele estivesse perto, quando peguei o instrumento nas mãos “, destaca Rienzz Elias.

A rabeca original do bisavô de Rienzz Elias encontra-se no Museu Municipal Jeová Batista de Azevedo, em Santa Luzia PB, terra natal de Sr Manoel da Rabeca. Nos seus descendentes ela está presente na lembrança do som e em fotografia guardada como relíquia pela família.

O Projeto Trapiá Semente é sobretudo uma valorização da cultura popular, especialmente dos elementos que fazem história no Seridó. Neste contexto, os participantes despertam para a identidade cultural e os espetáculos são criados valorizando aspectos regionais, como lendas, histórias de trancoso, personagens e cenários com identidade do Seridó.

banner-CDS-1