Acessibilidade e valorização da história estão no projeto da reforma das praças de Sant’Ana e do Coreto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, conhecida como “Praça de Sant’Ana”, e Praça Senador Dinarte Mariz ou “Praça do Coreto” estão com projeto de reforma pronto, tendo como arquiteto o caicoense Marcílio Avelino. O projeto das duas praças inclui acessibilidade e inclusão de detalhes que remetem a valorização histórica de Caicó.

“A acessibilidade foi o ponto principal nas reformas, deixando o mais livre possível de desníveis. A intenção na praça de Sant’Ana foi deixar uma grande esplanada, então os únicos obstáculos são os canteiros com as árvores preservadas. Todos os indicativos da acessibilidade serão inclusos no projeto detalhado para execução, como pisos táteis, rampas seguindo as orientações da ABNT 9050 – 2020”, explicou o arquiteto Marcílio Avelino.

No projeto de reforma, a paginação do piso das duas praças remete ao mosaico do casarão de 107 anos, que era localizado no cruzamento da Avenida Coronel Martiniano com a Avenida Celso Dantas, em Caicó, e foi demolido em maio de 2021.

Outra valorização da história do lugar será a inclusão de museu na Praça do Coreto. Conforme o projeto do arquiteto Marcílio Avelino, o coreto da praça não vai ter alteração estrutural. “Somente no seu interior terá um pequeno museu voltado para história da cidade”, disse o arquiteto.

As imagens iniciais do projeto foram apresentadas à população durante a Festa de Sant’Ana, pela gestão municipal.