Ambientalista Chico Elpídio alerta para impactos das mudanças climáticas e defende reuso da água no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ambientalista caicoense Chico Elpídio comentou sobre a irregularidade das chuvas na região do Seridó, especialmente em 2025, que segue mais um ano de inverno abaixo do esperado. Em entrevista, ele lembrou que já em 2009, durante um evento em Petrolina, especialistas alertavam sobre os efeitos das mudanças climáticas no Nordeste, com longos períodos de seca, alternados com invernos mais intensos em outras regiões do país.

Chico destacou que, desde 2012, o comportamento das chuvas tem sido instável, repetindo fenômenos históricos como a seca de seis anos entre 1822 e 1828. Apesar de algumas previsões indicarem um inverno normal este ano, a realidade nas zonas rurais preocupa: muitos açudes continuam secos, impactando o abastecimento de água.

Segundo ele, a solução passa pelo investimento no reuso da água, especialmente para produção de alimentos e sustento do rebanho, e não apenas para fins como irrigação de jardins e campos de futebol. “O semiárido não pode mais viver sem reuso de água. Cada vez mais, nossos invernos estão ficando menores”, alertou Chico, citando o exemplo de Israel como referência em reaproveitamento de recursos hídricos para a agricultura.

banner_seridopneus-770

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *