Nesta sexta-feira (14), o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, apresentará à comunidade o relatório que contém os aspectos históricos, econômicos, patrimoniais, culturais e pastorais do território das novas dioceses. Atualmente, Assú é paróquia São João, da Diocese de Mossoró, e se desmembrará com a nova decisão.
A oportunidade é mais um passo no processo para possível criação de duas novas dioceses no Estado do Rio Grande do Norte. A apresentação acontecerá durante a celebração da missa, às 11 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. O material foi organizado pela comissão de estudos, coordenada pelo Monsenhor Valquimar Nogueira, vigário geral da Arquidiocese de Natal.
De acordo com os estudos da comissão, a proposta é que umas das dioceses tenha sede na cidade de Santa Cruz, com 36 municípios, sendo desmembrada do território da Arquidiocese de Natal, e a outra na cidade de Assú, sendo formada por 23 municípios, alguns que, atualmente, pertencem à Diocese de Mossoró e outros da Arquidiocese de Natal.
“É uma proposta que vai para Roma (Itália), o que pode demorar um tempo para aprovar ou não aprovar. É uma proposta que foi elaborada para ser entregue à Santa Sé e o Vaticano decidirá”, explicou Padre Flávio Augusto, um dos membros da comissão que preparou o relatório. Padre Flávio destaca que as cidades que deixarão de pertencer à Diocese de Mossoró são Porto do Mangue, Carnaubais, Assú, a própria sede, Serra do Mel, Paraú e Triunfo Potiguar.
Juntas, as duas dioceses (Assú e Santa Cruz) terão uma população de 637 mil habitantes e uma área territorial de 19,3 mil km². Após a apresentação, o relatório será enviado à Nunciatura Apostólica do Brasil e, após apreciação do Núncio, deverá ser encaminhado à Santa Sé.
