Brasil tem pior desempenho da história no Índice de Percepção da Corrupção

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Brasil registrou, em 2024, seu pior desempenho histórico no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgado pela organização Transparência Internacional. O país caiu para a 107ª posição entre 180 países, com uma pontuação de 34 em uma escala de 0 a 100, onde notas menores indicam uma percepção mais negativa da corrupção.

O resultado representa uma piora em relação a 2023, quando o Brasil obteve 36 pontos e ficou na 104ª posição. Além disso, a pontuação brasileira ficou abaixo da média das Américas (42 pontos) e da média global (43 pontos), evidenciando um cenário preocupante para o combate à corrupção no país.

A Transparência Internacional elabora o IPC com base em treze pesquisas realizadas por doze organizações internacionais. O índice reflete a opinião de especialistas e do mercado sobre a percepção da corrupção nos setores público e privado de cada país.

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado dificuldades para avançar em medidas eficazes de controle da corrupção. Retrocessos na transparência pública, enfraquecimento de órgãos de fiscalização e impunidade em casos de corrupção são apontados como fatores que contribuíram para a piora na percepção.

The post Brasil tem pior desempenho da história no Índice de Percepção da Corrupção first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770