A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, concluiu o 4º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, realizado entre os dias 18 e 21 de novembro. O levantamento apontou que o município apresenta um índice de infestação predial de 1,6%, o que significa que a cada 100 imóveis, 1,6 possuem focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
De acordo com Luciélio Henrique, coordenador de endemias, o combate ao mosquito depende tanto das ações dos agentes de endemias quanto da conscientização da população. “ É importante que as pessoas recebam o agente de endemias, que faz o tratamento das águas, a eliminação de possíveis criadouros e o trabalho educativo. A visita do agente ocorre hoje e só retorna após 60 dias, então o morador precisa fazer sua parte, evitando água parada e protegendo os reservatórios ”, destacou.
Luciélio também ressaltou a importância de manter o índice sob controle com a proximidade do período chuvoso. “ Se o cidadão faz a sua parte e o agente de endemias realiza o trabalho necessário, continuaremos tranquilos em relação ao combate ao mosquito. A atenção precisa ser redobrada para mantermos este índice, principalmente com a chegada do início do ano, quando esperamos um bom inverno. ”
O coordenador ainda agradeceu o apoio do secretário de Saúde, Gedson Santos, e do prefeito Dr. Tadeu, que têm oferecido suporte contínuo às ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti em Caicó.