Campanha destaca importância da doação recorrente de sangue

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

É constante a necessidade de os bancos de sangue terem estoque suficiente para atender a demanda dos hospitais. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que seria preciso que cerca de 1% a 3% da população de cada país fosse doadora de sangue para que ficasse garantido o abastecimento dos bancos de sangue. Contudo, o Ministério da Saúde aponta que apenas 1,4% da população brasileira doa sangue, ou seja, a cada mil pessoas, apenas 14 faz doação. Neste sentido, a campanha Junho Vermelho traz luz sobre a importância da doação recorrente.

A diretora do Departamento de Apoio Técnico do Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), enfatiza a necessidade do banco em ter doadores recorrentes, uma vez que boa parte é de temporários que doam mobilizados por uma situação pontual, geralmente pela necessidade de algum parente ou amigo, não mantendo a frequência. “Se 50% dos doadores que a gente recebe em um mês fizessem doações regulares, com a continuidade das doações não teríamos tantas baixas de estoque durante o ano”, destaca Miriam Mafra.

As doações no Hemonorte acontecem de segunda a sábado e podem ser agendadas previamente. Já para o cadastro, é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, e preencher os requisitos de idade entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 kg, estar bem alimentado e ter descansado. Após a coleta, as bolsas de sangue são enviadas aos laboratórios do Hemonorte que aprovam a transfusão. Com isso, inicia-se os processos de fracionamento e divisão por centrifugação.

The post Campanha destaca importância da doação recorrente de sangue first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico