Chuvas no Seridó: Frente fria impulsiona boas expectativas, mas requer atenção para janeiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O historiador Arysson Soares compartilhou em suas redes sociais uma conversa com o meteorologista e professor Luiz Carlos Motion sobre as chuvas que atingiram o Seridó e o sertão paraibano nas últimas horas. Segundo o especialista, as precipitações são resultado de uma frente fria que passou pelo sul do país, atravessou São Paulo, Centro-Oeste, Bahia e chegou à região equatorial.

“Estamos em um período em que massas de ar polar saem do Polo Sul e alcançam o Norte do país, algo que não ocorre sempre. Isso indica que os próximos anos podem ser favoráveis para chuvas. Contudo, há possibilidade de um ‘veranico’ em janeiro, influenciado pelo inverno rigoroso nos Estados Unidos, que pode trazer um período mais seco na segunda quinzena do mês”, explicou Motion.

O professor também destacou a importância de preparar a infraestrutura local para aproveitar ao máximo os recursos hídricos, como limpar açudes e consertar sangradouros. Ele finalizou com uma mensagem bem-humorada ao citar um dito popular do Seridó: “Essa chuva da frente fria faz com que os paus se enramem na manjedoura de Jesus”.

A previsão gera otimismo, mas também reforça a necessidade de vigilância e planejamento diante das variações climáticas que podem ocorrer nos próximos meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *