Devido as chuvas que caem em Natal, a Defesa Civil Municipal vem desde as primeiras horas deste sábado (17), atuando no atendimento a ocorrências, monitorando áreas de risco e fiscalizando as lagoas de captação de águas pluviais da capital. O efetivo de plantão 24h foi reforçado com agentes que estavam de folga e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem trabalhando em conjunto com os demais órgãos públicos na intenção de minimizar os problemas sofridos pela população.
Ocorrências foram registradas durante todo o dia nas quatro regiões administrativas da cidade. Entre as principais intervenções realizadas pelos agentes de Defesa Civil estão ações de desobstrução de via por queda de árvore na Avenida das Fronteiras, zona Norte. Rompimento de tubulação na Rua da Saudade, no bairro de Nova Descoberta. Drenagem de águas na Rua Jerusalém, em Neópolis. Rompimento de tubulação e retirada do asfalto na Rua Miguel Castro, em Cidade Nova. Drenagem de águas em alagamento da Rua Oceano Pacífico, em Pajuçara.
Os locais que oferecem risco a integridade física das pessoas estão sendo isolados pelos agentes de Defesa Civil e, dependendo da competência, estão sendo acionados os entes públicos responsáveis pela resolução dos problemas. Um fato observado pelos agentes é que áreas como algumas lagoas de captação de águas pluviais e bueiros para drenagem estão tendo dificuldade de funcionamento devido ao acúmulo de lixo urbano.
Outro ponto importante é que as principais lagoas de captação de águas pluviais estão passando por monitoramento constante, sendo observado o funcionamento das bombas de sucção e o nível de água. Até o momento nenhuma ocorrência de transbordamento de lagoas foi registrada. Ainda hoje, as lagoas de São Conrado, Nova Cidade, Avenida Paulistana e lagoa dos Potiguares foram vistoriadas.
Powered by WPeMatico