Segundo Rafael Mendonça, engenheiro do DNOCS, anunciou avanços nos projetos voltados à segurança e recuperação do Açude Itans, em Caicó.
Segundo o engenheiro, o órgão está finalizando o plano de segurança da barragem e desenvolvendo um plano de ação emergencial, ambos fundamentais para garantir a integridade estrutural do reservatório. Além disso, um termo de referência para a contratação do projeto de recuperação da barragem já está em fase final de elaboração, reforçando o compromisso do DNOCS com a preservação dessa infraestrutura.
Embora o açude esteja com um volume de água reduzido desde 2011, sem ultrapassar o nível de volume morto, estudos realizados em parceria com instituições como a UFRN identificam a existência de cerca de 1.200 pequenas barragens na bacia hidrográfica acima do Itans, dificultando sua recarga.
Apesar disso, Mendonça afirmou que a barragem não apresenta problemas estruturais graves, mas sua recuperação é essencial para ampliar sua capacidade e garantir a segurança da população. “Estamos empenhados em encontrar soluções que assegurem a funcionalidade e o papel histórico do Açude Itans na região”, concluiu.