Empresas devem se planejar para despesas de fim de ano

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A chegada do mês de novembro sinaliza para as empresas o surgimento de compromissos como o pagamento de 13º salário, participação nos lucros, confraternizações e outras despesas extras que impactam no orçamento.

O economista Robespierre do Ó explica que os empregadores devem executar, ao longo de todo o ano, um planejamento a fim de encarar esse período com segurança, além de garantir eficiência financeira e o cumprimento dos compromissos. A busca por crédito junto a bancos ou demais instituições, segundo ele, só deve ser adotada em último caso, dadas as taxas de juros atuais, consideradas pelo especialista como “abusivas”.

Robespierre do Ó pontua que o planejamento envolve iniciativas como a criação de um caixa, bem como estratégias de redução de custos ao longo do ano. “As empresas sabem desses compromissos que chegam já em novembro, então, elas devem poupar e se organizar para ter recursos suficientes neste período. É muito importante planejar ações ao longo dos 12 meses”, afirma. Para isso, é preciso acompanhar o fluxo de caixa e se programar para os momentos de baixa. “Conhecer os momentos de sazonalidade, quando as vendas caem ou quando aumentam, é fundamental”, ensina o economista.

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