A extração de ouro no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, se consolida como um dos maiores empreendimentos em atividade no estado, gerando cerca de 2.200 empregos diretos e indiretos, de acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato. A operação, sob responsabilidade da empresa Aura Potiguar, tem sido um motor para a economia da região.
“O lucro está sendo sentido pela comunidade de Currais Novos”, afirmou o secretário, destacando a importância da atividade para o município. Atualmente, 1.184 trabalhadores estão empregados diretamente pela Aura Potiguar ou por empresas terceirizadas que prestam serviços à mina.
A mineração na cidade ganhou novo impulso com a chegada da gestão canadense da empresa, que assumiu o projeto após a saída de uma companhia australiana durante a pandemia. O preço elevado do ouro no mercado internacional tem sido um dos principais fatores que garantem a viabilidade do negócio.
O governo do estado acompanha de perto o desenvolvimento da atividade e reconhece a mineração como uma importante fonte de geração de emprego e renda para o interior do estado.
