Na próxima sexta-feira, 10, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com universidades e municípios de todo o país, realizará um mutirão nacional de atendimento em saúde voltado para comunidades de localidades remotas, cujo acesso ao Sistema Único de Saúde ( SUS) mais difícil.
A ação intitulada “Ebserh Solidária” oferece milhares de atendimentos nas cinco regiões do país, além de atividades educativas com participação de profissionais assistenciais e administrativos, preceptores, residentes e estudantes, todos voluntários das 39 unidades que compõem a rede de hospitais universitários federais.
No Rio Grande do Norte, o projeto acontece no município de Santa Maria, com pouco mais de 4 mil habitantes, que terá 26 postos de consultas e procedimentos, divididos entre a escola municipal João Marques de Araújo e a Unidade Básica de Saúde local. A previsão é de 500 atendimentos e garantia de continuidade do tratamento nos hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com o presidente da Ebserh, Kleber Morais, “é necessário que a saúde alcance quem, por dificuldades geográficas, não consegue cuidados assistenciais”. A iniciativa incluirá atenção cardiovascular, atenção psiquiátrica, saúde bucal e prevenção do alcoolismo, prestadas pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).
A Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) realizará atividades educativas e procedimentos de colposcopia, ultrassonografia transvaginal e mastologia; enquanto o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) promoverá consultas ginecológicas com colposcopia, ultrassonografias e consultas em pediatria, fisioterapia, nutrição, clínica médica e psicologia.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde do Huab, Flávia Andréia dos Santos, “as vagas foram disponibilizadas para a secretaria de Saúde de Santa Maria, ficando a cargo do município o agendamento e definição de prioridade dos atendimentos”.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, os hospitais da UFRN são filiados à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.