O Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes promove a terceira edição do evento em alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com foco na “Rede de Proteção da Mulher”. A iniciativa conta com a participação de autoridades, como a delegada Dra. Manaíra, representantes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, do CRESS e do Hospital do Seridó.
Segundo Vanessa Dias, diretora do hospital, a discussão envolve diversos setores, incluindo saúde, segurança e educação, destacando a importância do trabalho em rede para combater a violência de forma eficiente. “Profissionais de saúde têm a obrigação da notificação compulsória desses eventos de violência, que geralmente são uma escalada gradual. É essencial reconhecer sinais iniciais para agir preventivamente”, afirmou Vanessa.
O evento também destacou a criação de uma “Sala Lilás” no hospital, voltada para acolher mulheres vítimas de violência de maneira humanizada, evitando a revitimização e garantindo um atendimento eficaz. A diretora enfatizou que o objetivo é fortalecer o suporte a essas mulheres, desde o acolhimento inicial até o encaminhamento dentro da rede de proteção.