Nesta sexta-feira (27), a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário celebra 251 anos de sua criação. Para comemorar a data será celebrada uma missa em ação de graças no Santuário do Rosário, a partir das 19 horas.
A Irmandade dos Negros do Rosário no interior do Rio Grande do Norte teve seu estatuto oficializado pelo Rei de Portugal, D. José I, em 1771. Mas, de acordo com relatos históricos, o documento com o Selo Real só chegou ao país dois anos depois, em 27 de dezembro de 1773, data em que ocorreram os festejos com o tríduo encerrando em 1º de janeiro de 1774, na Igreja de Sant’Ana, em Caicó, local onde inicialmente era realizada a festa com a imagem da santa. Posteriormente, o evento passou a ser realizado na Igreja do Rosário e no mês de outubro. No catolicismo, a Irmandade do Rosário é muito antiga.
No Seridó, as primeiras irmandades surgiram em comunidades de Samanaú, Rio do Peixe, Riacho de Fora e Sabugi (que dão nomes aos atuais quarteirões que definem os reinados), e posteriormente foram criados grupos polarizados em outras cidades como Jardim do Seridó, Parelhas, Serra Negra do Norte, além de irmandades que existem no vizinho estado da Paraíba.