Cerca de dois terços dos médicos formados pela Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) estão trabalhando no interior e 56% estão atuando na atenção primária à saúde, especialmente na Estratégia Saúde da Família. As informações foram confirmadas pelo diretor da Escola, professor George Dantas, com base nos dados da última avaliação de egressos, realizada neste ano pela própria Instituição.
Raphael Botelho, diretor do Centro Acadêmico de Medicina e representante dos estudantes, complementa que, aproximadamente, 42% destes permanecem nas regiões do Seridó e do Trairi e cerca de 27% prestam serviço em outras regiões do interior do RN ou de outros estados. “O curso conta com estudantes que vêm, em sua maioria, de cidades do interior do RN e da Paraíba. Muitas dessas pessoas retornam para suas cidades ao final da graduação, para atuarem como profissionais”, reforça.
O estudante comenta que, entre os fatores que contribuem para a permanência no interior, está o conhecimento do local, a formação adequada, além de programas de especialização já implantados na região. “Estar próximo de uma população simpática, que nos recebe em casa e muitas vezes nos considera como parentes próximos, é gratificante. Confesso que esse comportamento é desde o início da graduação”, ressalta o discente. Importante destacar que, durante os seis anos do curso de medicina, os estudantes são imersos nas realidades do Seridó e do Trairi potiguares, regiões onde a Escola está situad
The post Maioria dos egressos de medicina da EMCM permanece no interior do RN first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico