
As cidades de Mossoró, Natal e Parnamirim estão entre os 312 municípios brasileiros contemplados pela ampliação de ações do Ministério da Saúde (MS) no combate à dengue. A escolha considera a alta transmissão da doença ou número de casos em ascensão nas cidades, a fim de auxiliar na redução de casos graves e óbitos. De acordo com o MS, as equipes da Força Nacional do SUS estão preparadas para atender às cidades e apoiar na organização da assistência, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação.
Os 312 municípios prioritários estão divididos em 21 estados, além do Distrito Federal, abarcando todas as regiões do país. Do total, 114 são de São Paulo, 42 de Minas Gerais e 28 do Paraná. Até a semana epidemiológica 14 (05/04), 73% dos casos de dengue no Brasil estão concentrados em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com 86% dos óbitos. Considerando que o processo de transmissão da dengue é muito dinâmico, essa lista estará constantemente em revisão para a inclusão de mais cidades, se necessário.
Em 2025, até o último dia 5 de abril, Brasil registrou queda de 75% no número de casos e 83% nos óbitos por dengue quando comparado com o mesmo período no ano anterior. Até o momento, são 998,6 mil casos, em 2025, ante 4 milhões no mesmo período no ano anterior. Quanto aos óbitos, há 634 confirmados diante dos 3,8 mil contabilizados no mesmo período do ano passado. A redução é resultado das ações coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios e a mobilização da população.
The post Ministério da Saúde reforça combate à dengue em três cidades do RN first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
