O Museu do Seridó, vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN – Campus de Caicó e à Rede Universitária de Museus da UFRN (RUMUS), inaugurou nesta quarta-feira (28) a sua II Exposição Virtual, com tema “Devoções do Seridó: A fé em tempos de isolamento”. O lançamento aconteceu dentro da programação do 1º Fórum de Turismo Religioso do Seridó.
A exposição traz as Devoções do Seridó a partir de peças do acervo de Arte Sacra do Museu do Seridó e conta com a imagem primitiva de Sant’Ana, também tombada pelo IPHAN e cedida pela Catedral de Caicó/RN. Os três módulos da exposição dialogam com uma das devoções religiosas do povo seridoense e refletem sobre suas práticas durante o primeiro ano do isolamento social, por conta da circulação da COVID-19.
O primeiro módulo mostra a “Devoção à Sant’Ana” e tem como destaque a primeira imagem de Sant’Ana do Seridó. Datada de 1735, esta peça constitui um marco na devoção dedicada à Ana, mãe de Maria, avó de Jesus, segundo os preceitos bíblicos cristãos.
Na sequência, o módulo “Gerações” faz um resgate sobre a fé católica desde os primórdios do Seridó e como Sant’Ana esteve presente, desde o início destas devoções católicas até os dias atuais. Através das representações imagéticas, a trindade Ana, Maria e Jesus sempre esteve presente em muitos lares sertanejos.
Powered by WPeMatico