OMS alerta que variante Delta pode dominar o país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Apesar da falsa sensação entre os brasileiros de que a pandemia já está sob controle, a propagação da variante Delta no país preocupa a comunidade científica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a cepa que surgiu na Índia pode ser dominante no Brasil. O alerta foi feito por Jairo Mendez Rico, assessor regional em Enfermidades Virais da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e da OMS, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

“A variante Delta mostrou ter uma capacidade de transmissão maior em comparação com outras variantes preocupantes, como a alpha ou a gama; mas até o momento não existem evidências que permitam inferir um comportamento mais agressivo ou severo dessa variante. Claro que, se o número de casos aumenta, também aumenta a proporção daqueles que podem ser graves ou exigir internação hospitalar”, afirmou Rico.

Segundo um documento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, a infecção causada por essa cepa produz uma quantidade de coronavírus nas vias aéreas dez vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a variante Alfa, que também é altamente contagiosa.

Powered by WPeMatico