Papa Francisco ordena boletins detalhados sobre a própria saúde e quebra tabus do Vaticano

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Papa Francisco ordenou que o Vaticano divulgue diariamente boletins detalhados sobre a própria saúde, segundo médicos e fontes ouvidas pela agência Reuters. Nesta quarta-feira (26), o papa completa 12 dias internado.

Durante séculos, um dos maiores tabus no Vaticano foi discutir abertamente a saúde do papa. Como líder dos 1,4 bilhão de católicos do mundo, o papa é uma figura espiritual reverenciada. Falar sobre sua saúde terrena era profano. Mas, enquanto o Papa Francisco luta contra uma pneumonia dupla no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, o Vaticano está tentando algo novo.

A assessoria de imprensa da Santa Sé tem fornecido detalhes como o uso de oxigênio de alto fluxo pelo papa e sua necessidade de transfusões de sangue, e até descreveu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” em 22 de fevereiro.

Em conjunto, as atualizações “aumentam a confiança de que estamos recebendo um resumo bastante preciso” da condição do papa, afirmou Erlandson, ex-editor-chefe do Catholic News Service.

John Thavis, correspondente do Vaticano em três papados, disse que a nova transparência “se encaixa no estilo aberto de Francisco de se comunicar, mas é um desvio da tradicional reserva do Vaticano sobre o tema da saúde papal”.

Dois dos médicos que tratam de Francisco disseram em uma entrevista coletiva em 21 de fevereiro que foi o próprio papa quem ordenou as atualizações diárias. O médico Sergio Alfieri, do hospital Gemelli, afirmou que as instruções eram para escrever atualizações “sem reter nada”.

The post Papa Francisco ordena boletins detalhados sobre a própria saúde e quebra tabus do Vaticano first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico