Paróquia de Santana promove oficinas para preservar a cultura local e celebração da Festa de Sant’Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Paróquia de Santana está promovendo uma série de oficinas e palestras relacionadas à Festa de Sant’Ana, dentro do programa “Sabores e Cores da Festa de Sant’Ana “.

Considerada Patrimônio Imaterial do Brasil desde 2010, é composta por diversos elementos essenciais que, se perdidos, podem descaracterizar o patrimônio. Entre esses elementos estão o bordado, outras tipologias de artesanato, a poesia, a banda de música, e a doçaria rica do Seridó, como o chouriço.

Desde março, a paróquia tem realizado oficinas voltadas para preservar esses ofícios tradicionais. Oficinas sobre chouriço, doce seco, cocada, e filhós já foram realizadas, com uma oficina sobre alfenim programada para o dia 13 de julho. A entrega de certificados ocorrerá em 17 de julho, na chegada dos peregrinos para a festa dos doces.

As oficinas têm sido um sucesso, com quase 100 participantes até o momento. Além de satisfazer a curiosidade dos participantes, muitas pessoas têm demonstrado interesse em continuar trabalhando com esses ofícios tradicionais. O objetivo é que os turistas que visitam Caicó encontrem elementos no artesanato que remetam à região e à festa de Santana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *