O coordenador da Estação Climatológica do Campus do Ceres/UFRN, Tácio Henrique, compartilhou dados valiosos sobre o acumulado de chuvas durante os primeiros meses de 2024 na região onde está instalada a estação.
“Até o momento, temos um acumulado de 509,4 milímetros de chuva em 2024, aproximando-se da média climatológica da região, que varia entre 609 e 800 milímetros”, destacou Tácio. No entanto, ele ressalta que, embora algumas áreas tenham registrado mais de 500 milímetros de precipitação, ainda não alcançaram a média esperada.
Quando questionado se 2024 foi um ano especialmente chuvoso na região, Tácio explicou que, para algumas áreas, sim, mas em comparação com anos anteriores, ainda não atingiu níveis significativos. Ele comparou os números de 2024 com os de 2022, quando a região testemunhou 1300 milímetros de chuva, destacando a significativa diferença.
Ao comparar 2024 com o mesmo período do ano anterior, Tácio Henrique indicou que, até agora, não houve um aumento significativo na quantidade de chuva. Em 2023, até a mesma data, a região tinha registrado 555 milímetros, uma diferença de aproximadamente 50 milímetros em relação a 2024.
Quanto aos anos de menor precipitação na estação, Tácio mencionou que 2021 foi particularmente seco, com menos de 500 milímetros de chuva, enquanto 2022 foi o mais chuvoso desde 1995, com 1311 milímetros.
Os dados coletados pela Estação Climatológica, em operação há quase 30 anos, são cruciais para pesquisas e estudos meteorológicos na região. Com dados desde 1995 disponíveis ao público, a estação acompanhou diversas mudanças climáticas e ambientais em Caicó, incluindo extremos de temperatura, como o registro de quase 41 graus Celsius em outubro do ano passado.
Todos esses dados são compartilhados em tempo real, garantindo sua confiabilidade e acessibilidade para a comunidade local e além. Tácio enfatizou que essas informações são fundamentais para entender e lidar com os desafios climáticos em curso, especialmente em um cenário global de mudanças climáticas.
Fonte Marcos Dantas