Pesquisa analisa comportamento de leitura dos jovens em ambientes digitais

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A leitura sempre foi essencial para a formação do ser humano, por meio da qual tomamos conhecimento de diversos assuntos, seja para aprendizado, seja para lazer. Mas, com os avanços tecnológicos e o aumento do uso de mídias e de plataformas digitais, como fica o consumo da leitura diante de tanta inovação? É o que o Instituto Humanitas de Estudos Integrados (Humanitas) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) almeja descobrir em uma nova pesquisa. A proposta, que ainda está em andamento, é coordenada pelo professor Alex Galeno, juntamente com o grupo de estudos Marginália.

Inspirado no livro Os Emílios ou da Educação, do filósofo Jean Jacques Rousseau, o estudo,  intitulado Os Emílios do digital, surge diante da problemática da leitura na sociedade atual, partindo de outra pesquisa cujo título é Relação de poder e subjetivação entre sujeitos e dispositivos técnicos. Seu objetivo é mostrar que as plataformas digitais também são formadoras de leitores, mas também que a formação dos Emílios não se resume apenas ao espaço escolar e à mídia tradicional. 

De acordo com o professor Alex Galeno, a ideia do que seriam Emílios em anos passados e na atualidade é a mesma, mudando somente o ambiente no qual esses indivíduos estão situados, devido aos avanços tecnológicos e, consequentemente, à maneira em que a antropotécnica será utilizada. “A diferença do Emílio da educação do Rousseau é que, agora, o exercício antropotético de leitura se dá de uma outra maneira, em outro lugar, e, por isso, não tem como chamar só de Emílio, mas de Emilênio, filhos desse tempo, que é o tempo do digital, da conexão e da possibilidade de interação” completa Galeno.

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