Pesquisadora desenvolve novo método de classificação da covid-19 utilizando inteligência artificial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A covid-19 surgiu há quatro anos, uma doença devastadora, com rápida capacidade de propagação e que afligiu a humanidade, deixando cicatrizes profundas. Desde então, a ccomunidade científica reúne esforços para desenvolver técnicas de classificação genômica, visando a formas de conter o vírus causador.

O trabalho desenvolvido no mestrado da estudante Luísa Christina de Souza, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC), propõe uma nova representação do genoma viral do SARS-CoV-2, utilizando aprendizagem profunda. A pesquisa concorre ao prêmio de melhor dissertação no 16º Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC).

Com orientação do professor Marcelo Fernandes, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN), o trabalho apresenta uma nova forma de representação de sequências genéticas aplicada a seis vírus da família Coronaviridae. “Na tentativa de desenvolver uma metodologia de análise viral com Machine Learning, observamos que uma das etapas importantes na classificação era o mapeamento, ou a representação, da informação gênica para informação numérica, o que impulsionou o desenvolvimento do trabalho”, explica Luísa.

The post Pesquisadora desenvolve novo método de classificação da covid-19 utilizando inteligência artificial first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico