Petrobras inicia testes com novo equipamento para medição de ventos no litoral do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Petrobras deu início nesta quinta-feira (19) a uma sequência de medições de energia eólica no litoral do Rio Grande do Norte com um novo equipamento tecnológico. Trata-se da versão 2.0 da Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore, conhecida como Bravo. Os testes acontecem até março de 2024.

O equipamento utilizado no litoral potiguar é um aprimoramento da tecnologia inédita no Brasil, desenvolvido pelo seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes). Para uso da tecnologia, o investimento é de R$11,3 milhões por meio do incentivo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Modelo flutuante de Lidar (Light Detection And Ranging), a Bravo foi desenvolvida pela primeira vez com tecnologia nacional. O aparelho é um sensor óptico que utiliza feixes de laser para medir a velocidade e direção do vento, gerando dados compatíveis ao ambiente de operação das turbinas eólicas, com o objetivo de produzir dados essenciais para determinar o potencial de uma área para a produção de energia eólica.

The post Petrobras inicia testes com novo equipamento para medição de ventos no litoral do RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770