Por iniciativa de Nelter Queiroz, a Cavalgada é declarada como patrimônio cultural e imaterial do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20231113-WA0067

Atendendo anseio dos norte-rio-grandenses simpatizantes e praticantes das cavalgadas, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) foi autor de projeto que viabilizou a Lei nº 11.579, de 07 de novembro de 2023, que declara a Cavalgada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

“A Cavalgada é uma manifestação cultural ocorrida em nosso Estado, que pode ter sua iniciativa por diversos motivos, seja religioso, cívico, entretenimento e ou esporte, realizada em forma de passeio por grupos de cavaleiros e amazonas, incluindo, inclusive idosos ou crianças”, pontuou o parlamentar.

Ainda segundo Nelter Queiroz, esta prática sertaneja se tornou integrante da cultura popular nordestina e potiguar tendo papel de extrema importância para o comércio nas localidades onde são realizadas.

As cavalgadas no Brasil surgiram durante o processo de ocupação de territórios, entre os séculos 17 e 18, onde os tropeiros conduziam o rebanho de uma fazenda para outra. Hoje, os adeptos desta prática se orgulham em mantê-la viva. Atualmente, ela não é apenas composta por pessoas montadas a cavalo, burros e ou jumentos, mas também é acompanhada por pessoas conduzindo veículos motorizados e carros de boi, dentre outros.

Foto: Anailza Viola - Site Sem Opção
Imagem Cavalgada de Sant’Ana. Foto: Anailza Viola – Site Sem Opção
banner_seridopneus-770