Projeto do CE insere o Sertão no centro da abordagem educacional

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O projeto de extensão Estudos de Sertania para Pesquisadores em Educação, do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE), vinculado ao Centro de Educação (CE/UFRN), retoma as atividades, interrompidas em 2020 devido ao impacto da pandemia de covid-19. Iniciado em 2017, o projeto ressurge impulsionado pela publicação da coletânea O Ser-tão na pesquisa educacional, em 2023, obra coletiva dos membros do grupo de pesquisa Sertania e Educação.

Sob coordenação dos docentes Rossana Pinheiro e Walter Pinheiro Jr., ambos do DFPE, o objetivo da atividade de extensão, destinada a estudantes de licenciaturas, professores da educação básica, pós-graduandos e docentes da UFRN, é a qualificação de pesquisadores em educação.

A abordagem sertania propõe um novo olhar sobre a educação, fundamentado na riqueza cultural e natural do Sertão e da Caatinga. Inspirado por autores como Guimarães Rosa, Paulo Freire, Antônio Bispo dos Santos e Conceição Evaristo, o Sertania busca construir uma nova lógica de pensamento educacional enraizada na brasilidade a partir dos pilares itinerância, vastidão, antropofagia e pessoa, oferecendo uma alternativa teórica e metodológica à base epistemológica europeia.

Sertania, termo sugerido pelo professor Adailson Tavares de Macedo, origina-se de um poema de Nivaldete Ferreira e carrega em seu significado uma carga poética de simbolismos que realçam as características do Sertão nordestino. Representa um estado de ser que atravessa a filosofia, a poesia, a musicalização e a escrita, buscando retratar o modo de sentir e viver dessa região.

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