Ampliar as atividades nos pilares de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade da região seridoense. Esse é o objetivo do projeto Museu do Seridó: Um Patrimônio Cultural impulsionando o desenvolvimento regional, coordenado por Anna Cláudia Nobre, diretora do Museu do Seridó (MDS/UFRN). Com início neste ano de 2024, a iniciativa busca realizar a conservação, preservação, comunicação e ações educativas com temas relacionados ao Seridó e à sociedade local.
Uma das propostas para a execução do projeto é tornar o Museu do Seridó mais presente e atuante, especialmente na comunidade seridoense, ampliando seu papel social de contribuir para o desenvolvimento regional. De acordo com Anna Cláudia Nobre, a ação extensionista é um dos pilares do conhecimento acadêmico, por exercer um papel fundamental de trazer o estudante ao protagonismo de sua aprendizagem e de interagir de forma mais concreta com o meio social, a fim de construir de forma colaborativa soluções para os problemas da comunidade.
Todas as ações desenvolvidas no projeto contam com a colaboração e participação do público externo e visam ampliar o espírito cidadão dessa população. “A cultura seridoense é algo que se destaca no Rio Grande do Norte, e o Museu é o local de preservação e valorização da cultura e da história regional”, afirma Anna Cláudia. Ela comenta, ainda, que não há como pensar o Museu do Seridó sem o vínculo com a comunidade externa, visto que a Instituição é um instrumento contribuinte para que o seridoense se destaque no cenário do estado e do Nordeste brasileiro.
The post Projeto incentiva o desenvolvimento regional no Seridó first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico