O Projeto Borborema, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, liderado pela mineradora canadense Aura Minerals, é considerado um marco na mineração do Estado. O empreendimento envolve investimentos iniciais de US$ 188 milhões, com potencial de faturamento bilionário. A mina é projetada para extrair 83 mil onças de ouro anuais nos primeiros três anos, mas os números podem crescer.
No entanto, o projeto enfrenta um obstáculo: o traçado da BR-226 atravessa uma área onde foi identificado um grande depósito de ouro. A empresa busca autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que analisa um projeto para fazer um desvio na rodovia.
A autarquia disse que a empresa apresentou o projeto para um novo traçado para a BR-226, com 5,30 quilômetros de extensão. “Atualmente está na fase de projeto. A empresa apresentou o projeto básico, que está sendo analisado por esta autarquia. Posteriormente, será apresentado o projeto executivo. Após aprovado, as obras de implantação da variante poderão ser iniciadas, após processo administrativo de alteração do segmento no Sistema Nacional de Viação (SNV)”, disse em nota.
Estima-se que o desvio da rodovia permitirá a exploração de reservas que dobrariam a capacidade de produção da mina, alcançando 1,6 milhão de onças em dez anos. O CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa, explicou a importância desse projeto em entrevista ao portal NeoFeed: “Se conseguirmos liberar a estrada, a gente sobe automaticamente das 815 mil onças para 1,6 milhão de onças, o que vai dobrar essa operação”. Segundo ele, o investimento para o desvio está orçado entre US$ 6 milhões e US$ 8 milhões, a serem financiados pela própria mineradora.
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