O Projeto Trapiá Semente da Associação Cultural Trapiá chega na sua culminância, neste mês de novembro. Depois de vivenciar as etapas Semear e Regar, os grupos apresentam seus espetáculos – etapa Florescer – e acontece o Encontro Trapiá Semente.
Neste ano foi formado grupos de crianças e adolescentes em São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó e Serra Negra do Norte. Os espetáculos tiveram ensaio geral para público de idosos dos serviços CRAS e estreia oficial para população em geral.
Em Serra Negra do Norte, o furto da padroeira foi contado em teatro de bonecos, pelo “Onça Negra Grupo Teatral”, dia 06, e a estreia oficial será dia 12, às 10h, na Escola Municipal Coronel Mariz. Os outros municípios apresentaram nos meses anteriores.
Dia 14, das 14h às 17h, acontece o Encontro Trapiá Semente, com todos os grupos de 2024, no Centro Cultural de Caicó. Terá apresentação de espetáculo Menino Pássaro da Trapiá Cia Teatral, e da peça “A Historinha é Essa e a Santa Não Aparece”, do Onça Negra Grupo Teatral, de Serra Negra. Também terá entrega de certificados aos integrantes dos grupos.
O Projeto Trapiá Semente é realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais e tem apoio das Prefeituras Municipais.
“O Encontro Trapiá Semente é também um momento para os grupos se encontrarem, trocarem ideias e conversarem conosco. Eles vão receber o certificado, e conhecerem o teatro. Então o Encontro Trapiá Semente é um momento de confraternização e de celebrar, com todos juntos finalizando o projeto de 2024” diz Alexandre Muniz, da Associação Cultural Trapiá.